O Povo Exige Eleições Diretas, cordel do jornalista Eldemar de Souza, um convite direto do túnel do tempo
Olha isso: nosso amigo Ricardo Villa Verde estava em casa dia desses e ao abrir pela primeira vez um livro que comprou em um sebo há mais de 10 anos deu de cara com esse panfleto. É uma chamada para o lançamento do cordel O Povo Exige Eleições Diretas, do jornalista e poeta Eldemar de Souza, de 1984. O convite, impresso em tipografia, se encontra em perfeito estado.
O achado, além de ser uma curiosa viagem no tempo, diz muito sobre a cidade, principalmente algo que falamos aqui: a vocação política de Caxias é intensa e já foi bem mais efervescente e reconhecida. O caldo de mobilização do movimento nacional pelas Diretas nasceu aqui na cidade, por exemplo.
Eldemar, que é do time de colaboradores da Lurdinha escreveu em rede social sobre o achado:
“Trinta e seis anos se passaram. Olhando atentamente esse convite, em poucos minutos pude observar algumas coisas interessantes e outras, nem tanto assim.
1) A data: 16 de março de 1984. A mesma em que comecei a trabalhar na Assessoria de Comunicação da Petrotur, em1995, e que realmente me caiu a ficha quanto aos perigos da Covid, em 2020.
2) Já não existem mais a gráfica que imprimiu o livro e doou os convites como bônus, o bar onde houve o lançamento e, também, nenhum exemplar desse livro em minhas mãos.
3) O lançamento se deu 40 dias exatos, antes da votação da Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que foi derrotada na Câmara pelos abutres de sempre – 25 de abril de 1984.
4) Trinta e seis anos depois de toda uma intensa mobilização pela restauração da Democracia, vemos o Brasil às voltas com mobilizações pela manutenção desta mesma Democracia, conquistada com sangue, suor e lágrimas. “