A Luta do FORAS – Qual a Cidade que a gente quer?

0



Faz um tempo que começou um papo sobre a construção de um shopping no centro de Duque de Caxias. Quando olhamos o projeto com calma fica uma pulga atrás da orelha: a quem interessa um mega-shopping no centro da cidade?

A ideia desse empreendimento é tão absurda que mobilizou um grande número de instituições e moradores da cidade que se opõem ao empreendimento e começaram a, juntos, pensar sobre a cidade que queremos viver.

No local onde pretendem construir um shopping queremos um parque urbano. A área foi até o ano passado, quando aconteceu o primeiro corte de árvores, o único “respiro verde” no centrão da cidade.

Pra aumentar nossa preocupação o empreendimento comercial seria construído ao lado da Escola Mate com Angu, escola da década de 1920 que foi uma experiência pioneira em educação no Brasil. Armanda Álvaro Alberto, sua fundadora, estava entre as 26 pessoas, (apenas 4 mulheres) que assinaram o manifesto por uma Escola Nova, que tinha, entre outros, Anísio Teixeira como um dos signatários.

A escola aparece numa lista como outros patrimônios da cidade que devem ser tombados pelo poder público pelo seu valor histórico pra identidade dos cidadãos da região. O “Livro de Tombo” da cidade já foi até inaugurado pela secretaria de Cultura, pena que ainda não escreveram nada nele. Mas já é um começo, agora é só a gente continuar a mobilização pra que os nossos patrimônios e nossas memórias sejam reconhecidas e preservadas.

Por muito tempo o discurso comum era “a cidade que queremos deixar pros nossos filhos e netos”. Este mantra, de tanto se repetir, foi empurrando a promessa pela “Terra Prometida” por geração após geração. Duque de Caxias está, há pelo menos 3 décadas, entre as cidades mais ricas do Brasil. E segue com péssimos índices de IDH. Mas, sempre tem um dia que a ficha cai e que nos damos conta que a luta por direitos não pode estar sempre no horizonte futuro: queremos hoje, queremos já!

 

Qual a cidade que a gente quer?

Que memórias queremos preservar?
.

Através de algumas das instituições que compõem o FORAS – Fórum de Oposição e Resistência ao Shopping, foram abertos alguns processos junto ao Ministério Público. Abaixo, você confere os links para acompanhar as ações judiciais.

LINK PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA AÇÃO DA MEDIDA CAUTELAR EM ANDAMENTO NA PRIMEIRA VARA CÍVEL DE D. DE CAXIAS (Processo No 0034147-96.2014.8.19.0021)

http://www4.tjrj.jus.br/

.

LINK PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO MANDADO DE SEGURANÇA EM ANDAMENTO NA SEXTA VARA CÍVEL DE D. DE CAXIAS (Processo No 0068441-77.2014.8.19.0021)

http://www4.tjrj.jus.br/

.

LINK PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO A AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM ANDAMENTO NA SÉTIMA VARA CÍVEL DE D. DE CAXIAS (Processo No 0061989-51.2014.8.19.0021)

http://www4.tjrj.jus.br/

.

LINK PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL ABERTO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

http://www.transparencia.mpf.

tipo de expediente:  procedimento extrajudicial – UF – Rio de Janeiro – órgão do MPF: PRM – S.J. MERITI – Nº do expediente: 1.30.017.000129/201458

.

A Luta do FORAS - Qual a Cidade que a gente quer? Duque de Caxias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.