Cultura Quer Mudança – Carta Pública do movimento cultural de Duque de Caxias

1

Como a Lurdinha vem acompanhando, a comunidade cultural de Caxias tem estado apreensiva com o a situação da Cultura nesse momento de transição e início de nova gestão municipal.

Um recado sobre o momento cultural em Duque de Caxias http://lurdinha.org/site/?p=3260

Relembrando os compromissos da Cultura nesse momento http://lurdinha.org/site/?p=3299

Baseado nisso, a militância cultural da cidade se reuniu com a secretária de Educação, Marluce Gomes; com o presidente da Câmara, Eduardo Moreira; com o líder do Governo na Câmara, Josemar Padilha, e com o secretário de Governo; nas reuniões, foram entregues o programa de Governo para a área, assumido em campanha, e a carta subscrita por um grande número de artistas e produtores de Arte e Cultura da cidade.

Além disso foi divulgada uma Carta pública onde o movimento cultural apresenta a situação de desconforto na classe e pede esclarecimentos quanto ao rumo da Secretaria de Cultura.

O conteúdo da Carta:

Cultura Quer Mudança – Carta Pública do movimento cultural de Duque de Caxias

Artistas, ativistas e produtores de Arte e Cultura da cidade de Duque de Caxias vêm a público manifestar suas apreensões ante as primeiras medidas do governo eleito em relação aos rumos da área, sobretudo quanto a postura de silêncio sobre a pasta da Cultura e a vinculação da mesma à Secretaria de Educação, ocorrida através da portaria 053 GP 2012.

A situação incerta, mesmo que alegadamente provisória, tem causado desconforto devido à expectativa de uma real valorização que a comunidade cultural deseja para a Secretaria. As apreensões aumentam devido aos compromissos firmados em campanha e que se baseavam numa gestão democrática, baseada no diálogo e nos princípios delineados no Sistema Nacional de Cultura, nas deliberações das Conferencia Nacional e Estadual de Cultura e, no âmbito municipal, nos encaminhamento do Fórum e das Conferências Municipais de Cultura, frutos do acúmulo de discussões e contribuições de agentes culturais de todo o país nos últimos dez anos.

Cabe lembrar que o programa de Governo apresentado em campanha foi construído colaborativamente, debatido e referendado por um número bastante expressivo da militância cultural da cidade e representa importantes avanços na área cultural, além da consolidação de vinte anos de lutas desde a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1992, a primeira da Baixada Fluminense.

O movimento cultural de Caxias conclama o governo a apresentar uma posição clara quanto à garantia da existência da Secretaria Municipal de Cultura, quanto a nomeação de um gestor para a pasta que esteja afinado com os anseios e as necessidades da comunidade e quanto aos compromissos assumidos no programa de governo apresentado durante a campanha.

É preciso dinamizar a pauta da Cultura que está paralisada há várias gestões, implementando o Fundo Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura, o concurso público para a Secretaria, a democratização dos recursos e dos aparelhos de cultura, a Lei Municipal de Incentivos Fiscais para a Cultura, a Lei de Proteção do Patrimônio Histórico e Artístico, dentre outras. Queremos a valorização de nossos artistas, com a criação de editais públicos para que todos possam participar dos recursos e dos equipamentos culturais de Duque de Caxias.

Que o novo Governo respalde o atual momento rico de efervescência cultural na cidade, cuja militância está engajada em sua maioria em um projeto de mudança, pautada pelas políticas públicas democráticas, no diálogo, no respeito e na rica diversidade cultural de nosso município.

Os movimentos culturais, os artistas, produtores e grupos artísticos representam hoje um dos principais segmentos que têm ajudado a reconfigurar a imagem negativa da cidade, construída ao longo dos anos e dos noticiários midiáticos. A atuação destes movimentos elevam a autoestima da população e contribui fortemente para o fortalecimento da identidade da cidade.

Que o Governo esteja de fato afinado com esse novo momento que Duque de Caxias atravessa, onde a Cultura e a criatividade são ferramentas indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida tão desejada e urgente.

Duque de Caxias, janeiro de 2013

Para assinar a Carta basta clicar aqui: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N34602

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

1 thought on “Cultura Quer Mudança – Carta Pública do movimento cultural de Duque de Caxias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.