Esses versos de Paulinho da Viola, portelense , homenageando a Verde e Rosa me soaram nesta madrugada, 28 de Fevereiro de 2024.
New Orleans tem tradição nos Blues… Jazz. Em toda esquina se ouve um Blues de Robert Johnson, explicando como fez sucesso em parceria com o “capiroto”. Ou Short dressed Gal com a orquestra New Orleans Preservation. Ou “Go to The Mardi Gras” com o grande ” Professor Loughhair. E a cada pedido uma ” caixinha” tem que ser deixada. É o turismo sendo movimentado.
Você é recebido em Viena com ” O Danúbio Azul”.
Cada local preservando seus ritmos.

II
Pois bem. Vamos ao que interessa, no que toca meus sentimentos.
Sou cearense do sertão. Sou Gonzaga, Jackson, Marinês… Nossa santíssima trindade. Sou os olhos ternos de Dominguinhos.
E nordeste que sou, as secas variadas nos fizeram debandar. Uma parte para São Paulo, outra ao Rio de Janeiro. Eu vim para o Rio de tantas tendências, modismos e ritmos.
E dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias foi quem mais recebeu nordestinos. A Feira de Caxias é famosa. Luiz Gonzaga já morou aqui e foi amigo do Alagoano Tenório Cavalcanti, várias vezes, após show, dormindo na casa do ” Homem da Capa Preta”.
Como vimos, Duque de Caxias é Nordeste…

III
Agora a pergunta que não quer calar.
Por que esse município, segundo em arrecadação no Rio, nunca tratou o Forró com o respeito e grandeza que ele merece? Por que nunca se fez uma grande casa para esse ritmo e seus predominantemente nordestinos? Pra se vender o Turismo?
Lembro de um palco em frente à antiga prefeitura que era armado no final de semana Acabou. Depois fizeram um ao lado da Estação de Trem de Caxias mas os diversos hospitais particulares reclamaram do barulho. Acabou.
Sempre foi notório o descaso da Prefeitura. Artistas da grandeza de um Dominguinhos do Recife, Paulinha Rodrigues (hoje uma honorável Pastora), Ednaldo dos Teclados, Carlinhos Sanfoneiro de Xerém, Cabelo Crespo, Debryan e Martinha, Dany, o cara do forró e tantos outros, perambulavam (e perambulam) em outros municípios e pequenas casas.
Nesta manhã de 28 de fevereiro de 2024, ouço no resistente (mais de 20 anos no ar) programa NORDESTE MUSICAL, de Braga Júnior, o falecimento do grande Dominguinhos do Recife.
Sei lá, não sei… Sei lá, não sei não… Alguma coisa está fora de ordem na minha Duque de Caxias.

( C A )

Dominguinhos do Recife se apresentando no ex. Castelinho do Gramacho, na Rua Fidelis

Cláudio Aragão

Escritor com mais de 15 livros publicados

More Posts - Website

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.