Ocupações Novo São Bento e Vila Alzira

O Museu Vivo do São Bento possui várias parcerias com universidades, dentre elas o Programa de Pós Graduação em Urbanismo (PROURB), que ontem fez uma visita técnica às ocupações Novo São Bento e Vila Alzira. Acompanhei e fiz uns registros da visita, e sempre que visito a Vila Alzira é um misto de sensações. A comunidade foi erguida em cima de um polder entre o Rio Iguaçu e um canal auxiliar, que deveria servir para minimizar os impactos das enchentes. Ou seja, não era para existir casa alguma ali, mas o poder público não só deixou as pessoas habitarem o local, como nada faz para que novas construções continuem surgindo. Toda vez que visitamos o local, há uma obra nova. O problema já é antigo e conhecido, de modo que os condomínios do Minha Casa Minha Vida, construídos ao lado da Feuduc seriam a princípio destinados a essa população ribeirinha, mas o governo municipal deu outro destino a eles, e a situação perdura.
Ontem o Rio Iguaçu estava muito cheio, escoando as águas vindas do Rio Botas, que transbordou e impactou parte de Nova Iguaçu e Belford Roxo. Na primeira foto é possível ver a água alcançando a parede de uma igreja, mas o que me comoveu mesmo foi o olhar fixo do menino. Qual será o futuro desse lugar?

https://www.instagram.com/p/C3s9HjOv8-G
https://www.facebook.com/filipotardim

@museuvivodosaobento
@leau.ufrj
@prourb
.
.
#MVSB #museu #museum #saobento #caxias #DuqueDeCaxias #DuqueDeCaxiasTOP #CaxiasRJ #baixadafluminense #rio #river #iguacu #vila #ocupacao #vilaalzira #meioambiente #nature #natureza #cheias #Canon #CanonBR #canonphotography #t7i #t7irebel #t7irebel👁


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.