Cantor de forró, Dominguinhos do Recife começou a carreira em Duque de Caxias

0
Foto de Nina Lima

Caruaru, Caruaru, aqui no Rio tem um pedaço de tu. Caruaru, Caruaru, em Caxias tem um pedaço de tu“, canta Nelson Francisco Vieira, popularmente conhecido como Dominguinhos do Recife. Em suas composições de forró, ele exalta a cidade da Baixada, que o acolheu desde 1973, quando veio para o Rio em busca de emprego.

— Tenho pelo menos 26 letras em homenagem a Duque de Caxias, que me recebeu de braços abertos, é o local em que moro. Vim de Timbaúba dos Mocós (Pernambuco) e fiz a minha carreira aqui — derrete-se o cantor, de 53 anos.

A cada CD gravado (são 26), Dominguinhos compõe pelo menos uma música para a cidade.

— Fiz a “Feira Nordestina”, “Forró em Caxias”, “Tá pegando fogo” — enumera, destacando que a ideia é dar continuidade a esse processo musical:

— Pretendo fazer outras canções, pois o município merece. Há muitos temas que posso abordar e fazer comparações com a minha terrinha — explica Dominguinhos.

Flamenguista, ele, que é casado há 27 anos e tem quatro filhos, sabe o lugar exato para onde deve correr quando quer lembrar das origens:

— Existe o forró na feira, nos fins de semana, e a Feira de Caxias, todo domingo. É lá que eu como a minha carne de sol.

Muitos projetos para o seu futuro musical

No último dia 4, o cantor lançou seu primeiro DVD: Dominguinhos do Recife ao vivo. O trabalho reúne várias composições de forró pé de serra.

E os planos para o futuro são muitos, pois o artista está preparando um CD em homenagem ao grande “Rei do baião”.

— Esse disco sobre Luiz Gonzaga deverá ser lançado no fim do ano. Meus trabalhos são vendidos nos meus próprios shows — explica o artista.

Quem quiser encontrar Dominguinhos em Caxias, deve ir ao Forró do Zé do P, onde ele costuma “prestigiar os amigos”, como diz.

— Apareço por lá aos domingos e toco um pouquinho com alguns companheiros. É muito bom estar entre amigos e fazer o que mais gosto, que é cantar.


Matéria de Paula Fernandes para o Jornal Extra


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.