Quando cheguei do Ceará menino ainda fui morar na rua 20 casa 8 Vila São José. Região do Pantanal em Duque de Caxias. Uma vila modelar. Ruas largas, proibido varanda nem ” puxadinho” Havia regras. Administração na rua 2. As casas tinham o mesmo formato. Lado Par… lado Ímpar..
Seu Waldemar Borges morava na casa 1. Marido de Dona Maria. Pai de Wagner, Luis e Flávio.
Em tempos de raríssimas televisões, eu via Corrida Maluca, Space Ghost, Os Herculóides, Jim da Selva lá… na casa do Seu Waldemar com direito a café e bolo da Dona Maria.
Seu Waldemar me contava histórias. De quando era jornaleiro no tempo de Vargas e corria da Polícia Especial. Do golpe de 64. Do quebra-quebra. Da Policia de Lacerda… Depois Seu Waldemar achou melhor parar de vender jornais anunciando coisas da política e trabalhar em Edifício, afinal, tinha uma família pra criar.
Seu Waldemar era compositor. Tentou entrar no recém criado ” Clube do samba” de João Nogueira mas a ” panelinha” não deixou. Tinha um samba dedicado à sua Maria:

“… no meu barraco
Eu tenho a minha Maria
Que me acompanha
Dia e noite noite e dia.. “

Nunca conseguiu que algum artista gravasse. Certa vez mostrou a “Jamelão”.
Seu Waldemar tinha Cultura geral. Em papos sobre cinema sempre corrigia minha pronúncia quando mencionava BURT LANCASTER.
Em 1973 a Rua 5 , na Vila São José, tinha uma feirinha aos domingos. Seu Waldemar descia com Dona Maria. E subia a ladeirinha com sacolinhas pra rua 20, casa 1.
Dona Maria partiu anos atrás. Luis e Flávio se aposentaram e Wagner Borges , o mais velho, foi pra São Paulo e hoje é um dos maiores Parapsicólogos do Brasil.
Seu Waldemar ontem subiu a ladeirinha de novo.
Pra rua 20 e pra sua Maria ( Tonho)
A foto mostra o casal Waldemar e Maria indo pra rua 20.

( CA )


Cláudio Aragão

Escritor com mais de 15 livros publicados

More Posts - Website

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.