Bloco da Lira de Ouro

O carnaval da cidade de Duque de Caxias sempre foi marcado por grande tradição. A cidade foi berço de importantes escolas de Samba que concorreram nos grupos especiais, como o grupo A e de Acesso, desde os anos 30.

A Lira de Ouro nasceu como uma Associação Artística e Musical que agregava muitos músicos, sambistas e compositores que participavam dos Blocos e de Escolas de Samba da cidade de Caxias, como a lendária Cartolinha de Caxias.

Em meados dos anos 30, quando Caxias era o oitavo distrito de Nova Iguaçu, a futura cidade já gozava de um grande feito para o mundo do samba ao se notabilizar com a presença da Cartolinha de Caxias como a sétima escola a assinar a ata da primeira associação das escolas de samba do Rio de Janeiro.

O município de Duque de Caxias, que teve origem com a emancipação de Nova Iguaçu em 1943, contava entre os anos 40 e 50 com um forte associativismo cultural com diversas escolas e blocos de embalo e enredo, tais como a União do Centenário, Capricho do Centenário, Unidos da Vila São Luís, Bloco do China, Império do Gramacho, Laureano, Império da Leopoldina, entre tantos outros.

Ao longo dos anos sessenta, setenta e oitenta, a efervescência musical e artística de Duque de Caxias assentava na Lira de Ouro como o lugar do encontro destes músicos e território comum do samba de Caxias, onde compositores, instrumentistas e personalidades da cidade podiam se encontrar com seu Acácio, seu Ramiro e com seu Hélio Cabral, Caxiense e figura ilustre nas grandes escolas do Rio de Janeiro.

A Banda da Lira de Ouro gozava de muito prestígio e animava os tradicionais bailes de carnaval da cidade e do Rio de Janeiro e os clubes e associações da cidade de Duque de Caxias. Seus músicos eram disputados por escolas, blocos e bailes para animar os dias de carnaval. E, por vezes, sai o Bloco Carnavalesco da Lira que, também, ganhava as ruas puxando a alegria do povo de Caxias.

Nos anos noventa, a Lira de Ouro realiza seus ensaios, bailes e feijoadas congregando muitos músicos nas semanas que antecediam o carnaval. Esta constelação de estrelas do samba tinha o costume de encontrar-se na sexta-feira, antes da semana da folia, para lançar um grito de carnaval dando abertura a grande festa.

No entanto, foi em 2005 que o Bloco Cultural da Lira de Ouro foi oficializado como uma instituição histórica e cultural da cidade e com autonomia em relação a Banda da Lira de Ouro. Apesar dos inúmeros eventos e desfiles que a Lira de Ouro já havia realizado ao longo dos quase cinquenta anos de existência, o Bloco nascia com um importante papel de resgatar tradições da Associação Musical e Artística.

Com a retomada do Bloco da Lira de Ouro foram realizados vários encontros entre diretores, músicos da banda, músicos que participavam das atividades musicais e artísticas e frequentadores dos eventos da Lira para dar início a uma nova metodologia de participação no Bloco da Lira.

Com a frequente ausência dos músicos profissionais da Lira de Ouro nos dias decisivos do carnaval e no desfile do Bloco em função do prestígio e assédio que estes músicos recebiam para tocar em bandas, eventos, clubes e nas escolas de samba durante o carnaval, foi dado início a uma nova experiência de formação musical, integração do bloco com a comunidade e incentivo a participação dos frequentadores da Lira, mesmo sem qualquer formação musical, nas atividades do Bloco da Lira.

Os ensaios do Bloco da Lira, que tinha início em agosto, passaram a formar integrantes oriundos das diversas atividades desenvolvidas na Lira de Ouro. Frequentadores das sessões de cineclube, do baile da terceira idade, das aulas de música, da capoeira, das aulas de teatro, das rodas de samba, das domingueiras, dos eventos em torno da Lira de Ouro, eram atraídos para os ensaios do Bloco e começavam um processo de formação musical e rítmica democrática, participativa e com leveza em relação aos processos formais de educação musical.

Os frequentadores dos ensaios do Bloco assumiam uma espécie de compromisso com a instituição Bloco da Lira, sem qualquer formalização, imposição ou ordem. A alegria da descoberta, do sentir-se aceito – mesmo daqueles que possuíam dificuldades e limitações musicais e rítmicas – passou a ser internalizado através de uma dedicação, empenho e responsabilização maior de todos que frequentavam os ensaios.

Ao longo destes quase 20 anos de existência do Bloco da Lira de Ouro a cidade de Duque de Caxias foi contemplada com belos sambas-enredos, desfiles magistrais e uma alegria contagiante nas sextas-feiras que antecedem a semana do carnaval. Nos últimos vinte anos, o Bloco tem antecedido suas atividades e ampliando, mesmo após o carnaval. O Bloco Cultural da Lira de Ouro tem sido convidado a participar de diversos eventos, festividades, feiras, comemorações e tem participação ativa na BRADUC (Blocos de Rua e Associados de Duque de Caxias).


Eduardo Prates

Professor, cientista político, cidadão do mundo, flamenguista, imperiano, sujeito que acredita na auto-determinação dos povos para a construção de um mundo melhor.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.