Lançamento do Jornal Imbariê nos Trilhos e do movimento #RioporInteiro na feira de Imbariê

0

A Casa Fluminense e o Cineclube Imbariê nos Trilhos lançaram o Jornal Imbariê nos Trilhos e o Movimento #RioporInteiro, na feira do bairro, no último domingo (1/7). O principal objetivo do jornal é ampliar o debate sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, havia a previsão de compra de 7 composições para esse ramal no valor de US$ 36,7 milhões, mas com a crise os investimentos foram paralisados.

Já o movimento #RioporInteiro é uma iniciativa da Casa Fluminense, da Fundação Cidadania Inteligente e de uma rede de organizações da sociedade civil com o objetivo de ampliar a participação social nas eleições 2018. No último sábado, 23/6, no Fórum Rio em São Gonçalo, foi lançada a Plataforma https://rioporinteiro.org.br/, na qual qualquer pessoa, coletivo ou organização da sociedade civil pode publicar uma proposta e receber apoios dos cidadão e dos candidatos às eleições. Dessa forma haverá uma priorização das propostas pelos cidadãos, que poderão apoiar aquelas com as quais mais se identificam.  O prazo para cadastro de propostas vai até o dia 15 de agosto, durante o período de mobilizações e atividades nos territórios. A partir do dia 16 de agosto, início oficial da campanha eleitoral, os candidatos poderão se cadastrar na plataforma. A partir daí ocorre o que chamamos de Tinder da Política, um match entre eleitor e candidaturas a partir dos temas de interesse e propostas apoiadas na plataforma.
Se você concorda com a modernização dos trens metropolitanos e quer fazer parte desse movimento, apoie a proposta Conferir aos trens metropolitanos a mesma qualidade do metrô na plataforma Rio por Inteiro – https://rioporinteiro.org.br/propostas/detail/conferir-aos-trens-metropolitanos-a-qualidade-de-s
Veja abaixo o editorial da 1a edição do Jornal Imbariê nos Trilhos e acesse a versão na integra AQUI
O Jornal Imbariê nos Trilhos nasceu para promover o debate sobre mobilidade urbana, cultura e desenvolvimento no terceiro distrito de Duque de Caxias. Queremos que as informações do jornal estimulem conversas na feira, nos botequins, esquinas, dentro dos trens, nos campos de futebol, nas escolas, nas igrejas, no almoço de família e em todos os lugares onde o povo estiver.
 
Acreditamos que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no ramal Vila Inhomirim e a modernização das estações é o caminho para gerar desenvolvimento urbano, econômico e social na região. Mas essa transformação somente será possível se exercermos ativamente nossa cidadania e defendermos juntos esse projeto comum para a mobilidade urbana. Por isso sua participação cidadã é muito importante! Ajude a divulgar o jornal, converse com amigos sobre o Projeto Central (VLT) e participe das sessões do Cineclube Imbariê nos Trilhos, na Casa Brasil. Venha conosco neste vagão e vamos construir um novo capítulo de nossa história.

Henrique Silveira

Henrique Silveira é geógrafo e mestre em Comunicação e Cultura pela UERJ/FEBF. É o Coordenador Executivo da Casa Fluminense.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.