O Cineclube Imbariê nos Trilhos é uma iniciativa formada por pessoas e organizações com o objetivo de promover a Cultura e o Desenvolvimento Urbano do 3° distrito de Duque de Caxias. Com o projeto queremos reafirmar a cultura audiovisual da Baixada Fluminense como uma ferramenta de integração social, de ampliação de repertórios, de fortalecimento da cidadania e da exigibilidade de direitos em nossa comunidade.

A iniciativa surge a partir de encontros, debates e ações conjuntas que esse coletivo promoveu a partir do 1° Encontro Mobilidade Urbana na periferia de Caxias (05/12/16), promovida pelo Fórum Grita Baixada, na Casa Brasil de Imbariê. Uma das ações promovidas por esse coletivo foi a comemoração do Dia da Baixada, em 30 de abril de 2017, no qual realizamos atividades de grafitagem nas estações de trens de Imbariê, Santa Lúcia e Parada Angélica, além de uma ação cultural com os 4 elementos do hip hop – rap, dança, grafite e DJ – na praça de Santa Lúcia.

Toda manifestação cultural é dotada de uma ação transformadora capaz de produzir conhecimento a serviço da comunidade na qual está inserida. O Cineclube Imbariê nos Trilhos atuará no campo sociocultural do município de Duque de Caxias, desenvolvendo projetos coletivos em busca da democracia e justiça social, utilizando o audiovisual como ferramenta para a ampliação do repertório cultural de jovens e adultos da região através de exibição de filmes, do ensino das técnicas audiovisuais e da produção de conteúdo para mídias sociais. A partir do audiovisual como eixo central do cineclube, o coletivo também promoverá ações de resgate da Memória Social de Imbariê e de valorização do Livro, da Leitura e da Literatura.

O Cineclube também será um espaço para debater o Desenvolvimento urbano, social, econômico e ambiental do 3° distrito de Duque de Caxias. Defendemos a modernização do ramais de trem de Vila Inhomirim e Guapimirim através da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e da criação do Parque Urbano de Imbariê, ao lado da FAETEC. Acreditamos que o investimento do VLT possui a capacidade de promover um impacto transformador na região, ampliando a oferta de transporte público de qualidade, promovendo a requalificação urbana do entorno das estações e da via férrea, valorizando o comércio e empreendedores locais e abrindo novas perspectivas de desenvolvimento para Imbariê.

Portanto, queremos promover uma visão de futuro para Imbariê alinhando esse horizonte com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS definem objetivos e metas para alcançar o desenvolvimento sustentável no planeta até 2030. Defendemos que a implantação do VLT em Vila Inhomirim e Guapimirim são investimentos fundamentais para a promover a sustentabilidade e redução das desigualdades em Duque de Caxias, Magé e Guapimirim.

Cineclube Imbariê nos Trilhos

 


Henrique Silveira

Henrique Silveira é geógrafo e mestre em Comunicação e Cultura pela UERJ/FEBF. É o Coordenador Executivo da Casa Fluminense.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.