De onde nascem os fortes? Da Baixada Fluminense, da Periferia
Hoje é dia da Baixada, mas as comemorações começaram semana passada. Várias atividades enfatizaram o quanto a nossa BXD é importante e o quanto precisamos fortalecer cada vez mais a cultura da periferia na periferia.
De certo que eu deveria falar de todos os eventos que rolaram na semana que antecedeu ao dia da Baixada e minha percepção sobre eles, mas apesar de ser múltipla em minha arte e em meu corre pela periferia, não sou onipresente e só pude ficar na área de Caxias.
Antes de mais nada, para ilustrar melhor essa matéria, essa postagem, essa… essa vivência sobre o meu dia de Baixada, preciso lembrar que essa data existe oficialmente desde ano de 2002 através da Lei Estadual 3.822, de 02/05/2002 e a minha segunda casa (FEBF/UERJ) colaborou para que essa data fosse reconhecida.
Se para as pessoas que moram no centro do Rio de Janeiro ou na Zona Sul o acesso a cultura é mais fácil e mais confortável e para as pessoas que moram na Baixada as coisas em termos culturais só funcionam se forem para o “centrão”, lamento em lhes informar que estão equivocados. Aqui existe uma cultura latente e só quem é “cria” da Baixada sabe o quanto é sofrido colocar o bloco na rua e fazer a coisa acontecer, mas ela acontece e de forma genuína.
É uma cultura da Periferia para a periferia e para o mundo, porque somos fortes, somos potência.
Sem mais delongas, falarei sobre o evento de sexta feira (26/04) que aconteceu no Teatro FIRJAN SESI CAXIAS. Foram vários convidados, entre pintores, dançarinos, atores e atrizes, músicos e empreendedores e eu estava lá não somente como comunicadora comunitária ou para fazer vídeos para o meu canal, mas estava também como empreendedora e grafiteira representando na fala os coletivos dos quais eu faço parte: Afrocriadores e Afro Mulheres de Opinião (AmoCrew) , mas acima de tudo estava representando a mulher negra e periférica que vem conquistando cada vez mais o seu lugar de fala.
Foi uma honra estar no mesmo lugar que a galera do Cine Clube Mate com Angu, Gomeia Galpão Criativo, Paulo Ramos, Kleber Lisboa, Centro de Artes da Baixada e muitos outros que abrilhantaram a noite de comemoração. O teatro estava lotado provando que o povo da periferia sabe fazer cultura e sabe onde pode encontrar a mesma dentro da Baixada. Lógico, que ainda existe uma baixada que não conhece a própria baixada, mas para isso existem pessoas como nós que somos como pássaros espalhando as sementes.
As fotos desse dia podem ser visualizadas clicando AQUI
Já no dia 27/04 as comemorações continuaram no Centro Cultural Lira de Ouro com o aniversário da Cypher Kids, um projeto idealizado pelo coreógrafo Diego Tecknico. Além da batalha das crianças e dos adultos, rolou também os grafiteiros da Baixada Graffiti que deixaram sua arte no local. Grafitaram no dia: Ops, Mais Alto, Jaime Arteiro, eu, Lu Brasil, e Iamê que mora no Rio, mas sempre está em nossa quebrada participando dos corres culturais da Baixada.
O Centro Cultural Lira de Ouro está com uma nova gestão só de mulheres, a presidência fica por conta da Produtora e Ativista Cultural Clara de Deus.
Mais fotos desse dia podem ser visualizadas clicando AQUI
.
E hoje que é de fato do dia da Baixada tem programação o dia todo no centro de Duque de Caxias.
Veja a programação abaixo:
(Praça do Pacificador – Centro – DC)
10h – Equipe Leonel (distribuição de marca páginas e pequenos textos Literários)
11h – Contação de histórias
(Centro – DC)
10h – Abertura da Expo Social com stands de serviços em geral (saúde, educação, exames de vista, moda e beleza)
11h – Coral e Banda
13h – Grupo teatral ENCENAR
15h – Show musical com a Escola Elite Musical
15h – Tecendo um Rede de Leitura (Stand e distribuição de poesias no decorrer do evento)
16h – Slam de poesia urbana
17h – Encerramento da Expo Social
18h – Especial Dia do Trabalhador com Caravana do Samba
19h – Batalha de rima do Raul Cortez
(Praça do Pacificador – Centro – DC)
18h – Exibição gratuita de filmes de cineastas caxienses
*Entrega das medalhas Chiquinho Maciel aos homenageados
“ESPECIAL DIA DA BAIXADA”
Dia 30 de Abril de 2019
– Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador)
Horário: 10h às 11h
– Praça do Pacificador (Centro – Duque de Caxias)
Horário: 10h às 19h
– Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador)
Horário: 18h
Promoção: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
APROVEITEM E VIVA A NOSSA BAIXADA, PORQUE AQUI NASCEM OS FORTES.
.
Lu Brasil
https://periferiaemmovimentos.blogspot.com