Colégio Aquino de Araújo

Niver. 80 anos de estabelecimento de ensino e 69 como escola pública municipal. O famoso “Aquino”, escola que marcou época na cidade e onde muitos jovens gramachenses das antigas estudaram ou aplaudiram nos desfiles de 25 de Agosto. História do Gramacho. Textão.

O Colégio Municipal Aquino de Araújo, carinhosamente “Aquino’ , da Vila São Luís, era o único estabelecimento público de ensino que rivalizava com os particulares (Duque, Coca, Cruzeiro etc) nos concorridos desfiles escolares do Dia 25 de Agosto de antigamente, no Centro de Duque de Caxias. Também tinha fama de escola de qualidade e por ele passaram, ao longo dos anos, grandes mestres. Possui uma das mais belas histórias educacionais da cidade. Mas, qual a sua origem?

A Pré-História – o Aquino antes de ser o “Aquino”
Transcrevemos texto do site do CEPEMHED (Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação) sobre a origem da escola: “A Escola Expedicionário Aquino de Araújo foi fundada em 1945, por iniciativa do Centro Pró-Melhoramentos, formado por um grupo de moradores do bairro Engenho do Porto (Duque de Caxias/RJ), tendo à frente o Sr. Antonio Corrêa Lima”.
Contínua: “Anteriormente ao fato, a Professora Josefina Tosta Barbosa, primeira diretora, alfabetizava as crianças vizinhas na sala de sua casa, ante a falta de escolas na localidade. A pequena escola era mantida pela Legião Brasileira de Assistência. Em 1956, foi encampada pela prefeitura e transformada no primeiro ginásio público da cidade, o Ginásio Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, transferindo-se para o prédio do Grupo Escolar Alberto Torres no bairro da Vila São Luís”, conclui o CEPEMHED.

Vanguarda na educação pública duquecaxiense
A criação, em 1956, do primeiro Ginásio público em Duque de Caxias (curso que equivalia do 5º ao final do Ensino Fundamental atual). apesar de extremamente necessária, não foi tarefa fácil. O então prefeito Francisco Correia (1955-1959), um visionário, teve que enfrentar grande resistência da Câmara de Vereadores, onde estavam diversos adversários políticos seus.
Encampando a pequena escola comunitária do Centro Pró Melhoramentos do Engenho do Porto, a Prefeitura transformou-a em Ginásio Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, oficialmente fundado como escola municipal em março de 1956, sendo transferida do Engenho do Porto para a Vila São Luís, onde está até hoje.
Bom lembrar que, naqueles tempos das antigas, alunos de famílias mais pobres, sem recursos, só tinham o “Aquino” como opção gratuita para fazer o Curso Ginasial, que era um luxo para a época. A maioria da população assalariada não tinha como pagar escolas privadas como o Ginásio Duque de Caxias (do Centro, criado em 1934), o Colégio Santo Antônio (fundado pelas Franciscanas de Dillingen, em 1940) e o Ginásio Primavera (constituído pelo empresário Nelson Cintra, no bairro por ele fundado: Jardim Primavera).
Nome
O nome do Colégio é uma homenagem a um soldado herói, um dos duquecaxienses, integrantes das Forças Expedicionárias Brasileiras, mortos em combate na II Guerra Mundial, nos campos de batalha na Itália.
Seleção de professores
O “Aquino”, mesmo sendo público, ficou famoso pelo ensino de primeira qualidade, pelo excelente corpo docente que o compunha. A página da Escola no Facebook informa: “O primeiro grupo de professores era formado por Olga Teixeira de Oliveira, Fernando Gonçalves, Odila Navarro Vasconcellos, Arthur Moacyr Garcia de Oliveira, José Cozzolino, Elza dos Santos Reis, Withe Abraão, Josette de Campos Soares, Jefferson Serafim, Hermínia Ribeiro Beraldi e Marina Lessa Fontes, todos integrantes do primeiro time de professores atuando à época em colégios privados de Duque de Caxias”.
Ao longo dos anos, outros professores passaram pelo estabelecimento e marcaram época, como Olga Teixeira (diretora que marcou época no Colégio “Castelo”, e que passou a ser o nome da escola, substituindo o do general presidente) e Jorge Fortunato, fundador do Colégio São Jorge (que era um prédio de vários andares no Jardim 25 de Agosto e que foi adquirido pela AFE, atual Unigranrio Afya) e muitos outros.
Gratidão
Parabenizamos o “Aquino de Araújo” que neste ano completa 80 anos de belos serviços prestados aos duquecaxienses de todos os bairros, incluindo muitos de Gramacho e arredores.

Créditos:
Pesquisa e texto final: jornalista Roberto Aires;
Fontes: Páginas do Facebook da Escola Municipal Aquino de Araújo e Moro em Duque de Caxias-postagem 08.07.22 (acessos em 27.03.25); Site Wikipedia, lista de prefeitos de Duque de Caxias, acesso em 27.03.25;
Site do CEPEMHED (centrodememoriadaeducacao.wordpress.com/pesquisas), acesso em 27.03.25;
Imagem: foto do Arquivo Pessoal da Professora Nilsete da Silva (Site do CEPEMHED);
Direitos autorais protegidos pela Lei 9610/98; Autorizada a reprodução desde que citados o Autor e as fontes.


Roberto Aires

Roberto Aires

Jornalista; administra o grupo “Gramacho das Antigas” no Facebook.

More Posts - Website

Follow Me:Add me on Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.