Vai para o Plano Espiritual Dom Mauro Morelli, primeiro Bispo da criada Diocese Duque de Caxias e São João de Meriti, em 1981

0
Dom Mauro Morelli entrevistado por Silvia de Mendonça

Dom Mauro Morelli foi um aliado expressivo nas nossas lutas aqui em Duque de Caxias e São João de Meriti, só para ficar nesses territórios. Primeiro Bispo, com a criação da Diocese (antes Duque de Caxias e Meriti eram ligados a Petrópolis, profundamente conservadora), veio a Teologia da Libertação, a criação das Comunidades de Bases (CEBs), as Pastorais, o apoio aos movimentos populares.

Foi nesse processo que levamos até ele e conseguimos uma comodata de 30 anos de um terreno da Diocese para a implantação da sede da Federação das Associações de Bairros de Duque de Caxias (MUB). Mesmo não sendo católica fui convidada pessoalmente por ele para fazer parte do GT de Comunicação do Sétimo Encontro das CEBs, que aconteceu em Duque de Caxias, em 1989. Fiz a primeira entrevista com ele Bispo, quando assumiu a Diocese, em 1981. Aqui em Duque de Caxias, estivemos juntos no início do Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida, do Plenário Pró Participação Popular na Constituinte, Anistia Ampla Geral e Irrestrita, pelo fim da Área de Segurança Nacional em Duque de Caxias (os prefeitos em Duque de Caxias eram nomeados pela Ditadura Militar), esteve presente no apoio participativo da Marcha Contra a Farsa da Abolição, em 1988.

Foi Dom Mauro que apoiou, incondicionalmente os Clubes de Mães da Diocese que me fez candidata a vereadora, pela primeira vez, em 1989. Foram muitas as lutas e vivências por vários anos, mesmo depois que ele saiu da Diocese mantivemos contatos. Siga cumprindo, como sempre bem, sua missão, Dom Mauro. Pela Paz e Vida. Por Direitos para os povos negros e pobres. Dom Mauro Morelli Presente, Hoje e Sempre!

Dom Mauro Morelli entrevistado por Silvia de Mendonça
Dom Mauro Morelli entrevistado por Silvia de Mendonça para a TV Olho

Sílvia de Mendonça

Formada em jornalismo e produção cultural, Sílvia de Mendonça também é atriz e ativista do Movimento Negro Unificado (MNU). Também tem presença nas lutas contra intolerância religiosa, juventude negra e direitos humanos.

More Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.