Pitacolândia: corrupção e os “bens amados”…

2

Os episódios recentes sobre corrupção envolvendo órgãos públicos e empresas, divulgados pela emissora de TV do Jardim Botânico, deixam à mostra alguns aspectos tristes e cruéis da cultura política do país, mas que na verdade não revelam nada que a percepção popular já não registre em qualquer papo de cafezinho nas esquinas das cidades.

O poder das empreiteiras, as “cooperativas” da vida, os fiscais que vendem facilidades, os servidores públicos que já fazem concursos pensando nos esquemas, o ágio, os dez por cento, os políticos à la Justo Veríssimo querendo que o povo se exploda… Há um histórico tão grande e variado sobre o universo dessas sinistras relações que dá vida a todo um imaginário popular já sacramentado. A corrupção generalizada é ativa e é passiva – e nessa suruba o povo sempre entra com a mesma parte…

Mas é preciso deixar pontuado pelo menos um aspecto desses fatos em relação aos respingos na vida legislativa caxiense.

Sim, muita coisa deve ser explicada pelos nobres edis, se é que tem explicação. Mas não devemos perder de vista que isso é a ponta de um senhor iceberg, desses imensos, derrubadores de Titanics.

É só juntar os dados e usar a lógica para compreender que tem muita história mal contada, muito mais do que esse episódio ainda não esclarecido dos carros da Loucanty. É de deduzir que se cavucar aquele mato ali deve sair muito coelho cabeludo…

E uma das hipóteses é pelo menos matemática: pode ser ali um dos ralos generosos por onde o dinheiro da cidade se esvai há tantos anos…

Porque, primeiro: há décadas que a cidade tem um dos maiores orçamentos da América Latina. Mas viver em Caxias é constatar la mierda de qualidade de vida a que os cidadãos são submetidos.

Depois, pense: também há décadas que o legislativo caxiense é composto em sua maioria por figuras completamente equivocadas, bastando para conferir isso, comparecer a uma sessão da Câmara ou acompanhar os “grandes” projetos debatidos na Casa. Além de dar nomes de rua e distribuir moções, o despreparo e o destempero imperam. Fora que a subserviência ao Executivo da vez faz com que o Legislativo pareça ainda mais patético.

Daí a reflexão. Mesmo que o assunto uso do dinheiro público não seja levado em conta, ainda assim fica a constatação de que a cidade do PIBzão é comandada e legislada à moda Sucupira, cidade da novela O Bem Amado, do genial Dias Gomes. Que aqui poderia se chamar Os Bens Amados…

Levando em conta que ainda se compra voto com churrasco e cerveja, dentaduras e promessas de emprego; e que é nos centros sociais dos digníssimos vereadores da vida que o povão vai conseguir uma mísera consulta médica… Infelizmente, o cenário futuro de Caxias é pouco promissor. Socorro.

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

2 thoughts on “Pitacolândia: corrupção e os “bens amados”…

  1. A politica e vida de nosso estado e diferente, tirando zona sul e barra. dentaduras , centros sociais, locanty, delta etc. qual e minha amiga! a M e generalizada. O povo e ordeiro e trabalhador, mais sem informação e cultura como todos nós sabios Brasileiros, manipulados pelos governos passados e presente, e a mídia que só passa o que interressa, cade o mensalão, e o caso Cachoeira vai ficar no Governador Marconi de Goias e o do PT de Brasilia e a Delta com os contratos do PAC e gov. Sergio Cabral, eo o PSB
    com contratos com a Locanty, secretaria de ciência e tecnologia do estado, contrato com a prefeitura de caxias, e municipio do Rio, e a Delta que construiu nosso hospital Moacyr do Carmo, tinha o contrato do lixo no governo passado em Duque de Caxias, que terminoo agora no final do gov.atual, Ninguém lembra ou e manipulação…eu queria muito saber, alguém pode me informar….a este cidadão Brasileiro manipulado pelo Governo Pt e a mídia.

  2. Verdade verdadeira… Caxias é uma cidade riquíssima com uma população paupérrima. Se alguém quiser rodar um filme cujo cenário retrate a idade média nem precisa gastar grana, basta rodar em alguns pontos da nossa cidade. Voto facultativo já! Pela qualidade daquilo que se deposita nas urnas… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.