O Caminho do Poeta: A Celebração da Poesia na Baixada Fluminense

0

O Caminho do Poeta, circuito de saraus da Baixada Fluminense, está pronto para mais uma emocionante jornada conectando mentes criativas e inquietas através da expressão artística.

 

 

O Circuito “Caminho do Poeta” surgiu em 2015 com a missão de unir e fortalecer a rede de saraus espalhados pela cidade de Duque de Caxias. A iniciativa nasceu do desejo de um grupo diversifica do de artistas e ativistas culturais da cidade com objetivo de desenvolver um projeto que transformasse espaços públicos e privados em um encontro literário, onde a poesia, a música e o teatro se fundissem para criar um vibrante cenário artístico.

 

Ao longo das muitas edições, o “Caminho do Poeta” foi tecendo versos pelos territórios culturais e afetivos da região Baixada Fluminense. E neste oitavo ano realizará cinco encontros em Duque de Caxias e contará com um grande sarau de finalização com exposição de fotografias e shows musicais.

Um dos aspectos mais notáveis do circuito do “Caminho do Poeta” é a sua capacidade de transcender as barreiras do isolamento criativo. Os saraus se deslocam para terraços, varandas, quintais, praças e espaços improvisados,  permitindo que pessoas com histórias e visões únicas compartilhem suas vozes e talentos. A essência do projeto reside na colaboração contínua entre os organizadores de cada sarau, resultando na formação de uma rede que compõem os caminhos dos poetas pelos territórios culturais da Baixada.

À medida que o “Caminho do Poeta” se expande, suas sendas se estendem para além das fronteiras geográficas de Duque de Caxias. A participação crescente de poetas, escritores, artistas e entusiastas da cultura tem levado à conquista de novos territórios poéticos, unindo comunidades através da palavra escrita e das diversas formas de expressões artísticas.

O circuito desempenhou um papel ativo na Bienal do Livro e em vários outros eventos de grande porte, buscando amplificar a produção poética da Baixada Fluminense. Nessas ocasiões reúnem-se artistas, produtores e poetas locais para discutir e declamar suas obras com paixão e fervor.

A próxima parada do “Caminho do Poeta” ocorrerá no sábado, dia 16 de setembro de 2023, no Sarau do coletivo Marimba Literária, que será realizado no Centro Popular de Cultura e Educação Social Onofrevo, em Saracuruna. 

Esta é a primeira das cinco paradas planejadas, que incluem Jardim Primavera, Xerém, o Ponto de Cultura Lira de Ouro e o Gomeia Galpão Criativo. Cada parada apresentará uma ação temática lúdica e reflexiva, consolidando ainda mais a riqueza cultural da Baixada Fluminense.

No sábado, o “Caminho do Poeta” terá a honra de contar com a participação especial de talentosos artistas, incluindo Bela Lopes, Victor Pampert, +Alto da DaBf, Edilberto Soares, Eduardo Prates, Prof. Antônio Carlos, Madú Prates, Davi Garcia, Ana Laura, Heraldo HB e Clara de Deus.

Junte-se a esta celebração da poesia e da arte na Baixada Fluminense, colavorando para que o “Caminho do Poeta” continue a iluminar novos caminhos literários e a inspirar mentes criativas em toda a região.

O projeto conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Literatura Resiste RJ.

#Cultura #culturario #baixadafluminse #BXD #SececRJ #LiteraturaResisteRJ @sececrj #virtuproducoes #ocaminhodopoeta


Eduardo Prates

Professor, cientista político, cidadão do mundo, flamenguista, imperiano, sujeito que acredita na auto-determinação dos povos para a construção de um mundo melhor.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.