As boas desse fds: 50 anos da Roda Livre de Caxias, exposição de graffiti e muito conhecimento político e cultural

0
“Memórias Afetivas - Cidades Grafitadas”, da grafiteira e agente cultural Lu Brasil

Sempre falo que a BXD existe e resiste. Mesmo em tempos de pandemia os fazedores de cultura não pararam as suas mentes e continuaram elaborando estratégias para se manterem e principalmente com a esperança de manter a chama cultural acesa para pós pandemia fazer aquele fogaréu cultural.

E isso vem acontecendo dia após dia e prova disso é toda a articulação da sociedade civil em tornos das Leis Paulo Gustavo e editais culturais para abraçar o maior número de artistas possíveis da Baixada Fluminense.

Além disso, os eventos culturais, as rodas de conversas, os cineclubes etc. vêm tomando espaço novamente em nossa “cidade” chamada BXD.

E a boa desse fim de semana é a presença de vários mestres de capoeira de vários Estados para as comemorações dos 50 anos da Roda Livre de Caxias e na última quinta feira (31/08) já teve a primeira roda de conversa com os mestres na biblioteca Leonel de Moura Brizola. A programação tem aqui nesse link.

Já no sábado temos a Aula Magna com o cineasta Heraldo HB que fará um panorama das políticas públicas de cultura da bxd para curso ELA da Baixada (Escola Livre de Artes da Baixada).

A aula começará no Ponto de Cultura Lira de Ouro e seguirá pelo centro de Duque de Caxias mostrando alguns equipamentos culturais que existem no território e seguirão para a exposição a céu aberto “Memórias Afetivas – Cidades Grafitadas”, da grafiteira e agente cultural Lu Brasil. A exposição trata-se de uma intervenção de graffiti que transforma os muros em histórias grafitadas do próprio território idealizado pela artista Lu Brasil, moradora da favela Vila Operária, que fica em Duque de Caxias

A exposição tem a curadoria do artista Klebert Black, apoio cultural do coletivo Baixada Graffiti e Gomeia Galpão Criativo, com imagens de Sassá Souza e Negra Graffiti. Patrocínio do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.

Então como podemos perceber, a Cultura ainda pulsa nas veias da nossa BXD.

Link para saber da exposição:

“Memórias Afetivas - Cidades Grafitadas”, da grafiteira e agente cultural Lu Brasil
Lu Brasil em ação – exposição “Memórias Afetivas – Cidades Grafitadas”. Foto: divulgação

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.