INSCRIÇÕES ABERTAS para o Curso Formação em Políticas Públicas de Cultura

0
Curso de Formação em Políticas Públicas de Cultura

Curso de Formação em Políticas Públicas de Cultura

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Curso de Formação em Políticas Públicas de Cultura, que acontecerá em oito encontros, em Duque de Caxias – na Baixada Fluminense.

O curso é uma parceria entre o Gomeia Galpão Criativo e a Casa Fluminense, através da edição 2023 do Fundo Casa Fluminense – Edital Agenda Rio 2030. A ideia principal é apresentar caminhos para fortalecer a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas e na fiscalização de suas aplicações.

O curso contará com a participação de vários especialistas nas áreas de Cultura e Gestão Pública, a começar pelo professor mestre João Guerreiro, do Curso de Produção Cultural do Instituto Federal de Nilópolis, que dinamizará a aula de abertura, no dia 05 de agosto de 2023.

Segundo Heraldo HB, um dos coordenadores do curso, a ideia é condensar o máximo possível de informações sobre o assunto com o objetivo de ajudar a sociedade civil a acompanhar as políticas públicas na cidade. “Tem muita gente nova com bastante disposição chegando, mas nem sempre os materiais sobre o assunto estão de fácil acesso. Fora que nem sempre dá para perceber a luta em perspectiva histórica. O curso pode ajudar nisso, uma troca de saberes e experiências”.

Apesar do fim do Ministério da Cultura e da perseguição ao setor, o movimento cultural se manteve ativo e foi responsável pela articulação com parlamentares pela implementação da Lei Aldir Blanc durante a pandemia. Dessa mobilização também saiu a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2, que tem trazido a pauta da Cultura de volta à luz”, comenta a produtora cultural e ex-conselheira de política cultural de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro, Clara de Deus.

O curso visa atender uma importante demanda dos fazedores culturais no atual cenário de retomada do fortalecimento dos Conselhos e da organização da Quarta Conferência Nacional de Cultura, prevista para o final do ano e que vai significar um marco no setor, envolvendo milhares de pessoas e evidenciando a necessidade de formação para a sociedade civil exercer o controle social das políticas culturais.

Para Eduardo Prates, conselheiro de política cultural de Duque de Caxias, a ementa do curso é muito rica e “abordará noções de políticas públicas, gestão em Cultura, funcionamento dos conselhos municipais e estaduais, leis que regulamentam o setor, orçamentos, fundos e um histórico da luta pelo Sistema Nacional de Cultura, além de estudos de caso de municípios da Baixada”.

As aulas acontecerão aos sábados entre 05 de agosto e 30 de setembro, às 14h e as inscrições gratuitas poderão ser feitas no endereço https://gomeia.com.br/inscricao-curso-de-formacao-em-politicas-publicas-de-cultura/

PROGRAMA DE ENCONTROS

05 de agosto
POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA
João Guerreiro

12 de agosto
HISTÓRICO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA EM CAXIAS
Alexandre Marques

19 de agosto
CONTROLE SOCIAL, CONSELHOS E FUNDOS MUNICIPAIS
Eduardo Prates

26 de agosto
EDITAIS PÚBLICOS DE CULTURA
Giordana Moreira

02 de setembro
Prestação de Contas
Sandra Pedroso

16 de setembro
Panorama das políticas públicas de Cultura na Baixada Fluminense
Heraldo HB

23 de setembro
Sistema Nacional de Cultura
Leis Emergenciais
Ana Lúcia Pardo

30 de setembro
Conferências de Cultura (Nacional, Estadual e Municipal)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.