O ANO DA PAUTA EXTRATERRESTRE
O ANO DA PAUTA EXTRATERRESTRE
Vários conflitos geopolíticos, quase iminência de uma terceira guerra mundial, genocídios, insanidades da extrema direita pelo mundo, impactos da inteligência artificial, emergências climáticas, retorno do nazifascismo – o que não falta no momento são assuntos bombásticos rolando por aí. Mas é bom que você saiba uma coisa: esse é o ano da pauta extraterrestre. Independente do que você venha a pensar sobre isso, vai se preparando para uma onda midiática forte, bem forte, acredite.
Primeiro que o assunto já é nos últimos anos um ativo que chegou até a ser tema de campanhas eleitorais nos Estados Unidos. Institutos de pesquisa de lá, por exemplo, já vêm detectando esse fenômeno a ponto de quase metade da população crer em vida alienígena inteligente. E corroborando isso, haja a vista a quantidade incrível de produções audiovisuais, livros, canais de vídeo nas redes e crescimento exponencial de grupos de debate sobre o assunto.
Mas a coisa vai esquentar mesmo é quando começar a campanha mundial de lançamento do novo filme de Steven Spielberg, previsto para junho desse ano. Aí sim, a expectativa é de uma overdose sobre o tema, numa verdadeira inundação das salas de Cinema e das rodas de conversa pelo mundo. Filmado em 2024, o filme se chama Disclosure Day ( em português deve ser Dia D ou Dia da Revelação, algo assim) e é a volta do diretor nesse assunto – ele que já conquistou o mundo com as megaproduções Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) e ET (1982). Além da cultuada série Taken, queridinha do coração de quem curte essa parada de alienígenas convivendo com humanos.
Fato: a quantidade e o sucesso de séries sobre o assunto nos streamings tem chamado muito a atenção também, só fazer uma uma busca.
Daí que o filme A Era da Revelação, lançado em 2025 em várias plataformas teve um estrondoso engajamento digital, um fenômeno mesmo; só o trailer, em poucos meses teve mais de 22 milhões de visualizações, para ter uma ideia. A produção traz uma lista grande de autoridades e militares falando sobre o tema, aproveitando o rastro das audiências públicas babadeiras que rolaram no Congresso nos últimos três anos.
Já o Moment of Contact, de 2022, do documentarista James Fox, também teve grande repercussão nas redes, a ponto de ter uma aguardada segunda parte, que estreia nos próximos meses desse ano também.
Esse filme, aliás, trata do caso brasileiro do nosso já folclórico e querido etê de Varginha e o diretor, que veio ao Brasil, tem alardeado que a fita trará novidades sobre o caso. Apesar de ter acabado de sair um documentário recente da Globo sobre o incidente, aqui essa história já não rende mais tanta conversa assim (pelo menos não estava rendendo); mas ao que parece por lá nos estêites o interesse está bem em alta.
Aliás, no Brasil, o tema já teria tudo para estar nas bocas e nas mídias por conta de efemérides curiosas, como os trinta anos desse “Caso Varginha” e os quarenta anos do episódio conhecido com a “Noite Oficial dos OVNIs” – além da também famosa “Operação Prato”, que ano que vem completa cinquenta anos. São três casos que costumam causar furor nos entusiastas do assunto pelo mundo a fora. Por aqui ao que parece os efeitos dessa onda que vem aí serão intensos, ainda mais já tendo uma galera que pede ajuda a alienígenas apontando lanternas de celulares para o céu hehe…
Aliás, há um aspecto curioso quando esse assunto é tocado, bom de analisar quando se pensa em política e gente fora da casinha, usando o exemplo dos EUA. O YouGov, um dos institutos de pesquisa de lá, mostrou que 47% dos estadunidenses acreditam em aliens e na iminência de algum tipo de contato, que é um dado acachapante. E não pense que é coisa somente dos doidinhos chapéu-de-alumínio, em geral tiozões direitistas… O YouGov cruzou a pesquisa com as orientações partidárias de lá e os resultados são igualmente distribuídos entre republicanos, democratas e independentes (https://today.yougov.com/health/articles/53486-half-of-americans-believe-aliens-have-visited-earth). A coisa é tão doida que chegou a ser tema da campanha presidencial por lá e até candidatos ao Congresso colocaram o trabalho por um possível “desacobertamento” do assunto como item de plataforma política. No Brasil as duas audiências públicas sobre o assunto no Congresso foram puxadas uma pelo senador Eduardo Girão e a outra pelo deputado Chico Alencar, olha que coisa. Extraterrestre parece ser assunto bem democrático.
É isso, gente. E louco é que se sabe que nos anos de 1952 a 1954 houve uma onda midiática dessas sobre extraterrestres a ponto de quase causarem comoção pública em alguns países, com autoridades governamentais tendo que acalmar a população, segundo jornais da época. E olha que não existiam as redes sociais digitais, tal qual hoje. Imagina o que vem por aí.
Pensar que no Brasil teremos eleições com deep fakes a rodo, copa do mundo, feriadões e mais essas turbulências no planeta e ainda vamos ter essa doideira extraterrestre no meio de campo. Vai ver que é até uma boa, caso “eles” estejam mesmo pra chegar, que cheguem logo.
A ver.
–
[ @heraldohb – pitacolândia – janeiro de 26 ]
