Duque de Caxias em debate: diálogos sobre Urbanismo, Cultura e Patrimônio – na Fundação Getúlio Vargas

0

O horário é péssimo, 14h de uma terça-feira, mas o evento é peso pesado pra quem percebe Duque de Caxias além da visão estreita reinante. O papo vai render…

Além do professor Nielson Bezerra, os outros 3 convidados também são colaboradores da Lurdinha.Org e representam muito do que é o sentimento aqui da publicação. [Alexandre Marques, Arthur William e Dani Francisco]

Evento altamente recomendado.

.

Trata-se do primeiro encontro da série LEU – Metrópole, que reunirá pesquisadores, militantes e profissionais em torno de debates focados em diferentes regiões da cidade metropolitana do Rio de Janeiro.

Este primeiro debate contará com a presença de pesquisadores e profissionais da cidade de Duque de Caxias que discutirão sobre cultura, patrimônio, políticas públicas e urbanismo, pautados em seus estudos e experiências.

A mesa será composta por:

Alexandre Marques
Consultor em História Social e Culturas Tradicionais. Graduado em História e Especialista em História Social do Brasil (FEUDUC) e Mestre em História pela (USS). Atua na secretaria de Cultura de Duque de Caxias, é coordenador regional da Ação Griô Nacional e articulista do Jornal de Caxias na coluna “Nossa História”. Foi coordenador do Núcleo de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias organizando o inventário do Patrimônio Histórico da cidade e Conselheiro Municipal de Cultura.

Arthur William
Jornalista (PUC-Rio), pós-graduado em TV Digital/Novas Mídias (UFF) e mestrando em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ). Já coordenou a área de Cultura Digital na Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias e atualmente é autor do site Rebaixada, projeto que resulta de sua pesquisa de mestrado.

Danielle Francisco
Diretora Executiva da produtora cultural Terreiro de Idéias, Gerente de Projetos, Consultora em Educação e Cultura. Graduada em Comunicação Social (UFJF), especialista em Arte e Filosofia (PUC) e mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (UERJ).

Nielson Rosa Bezerra
Banting Fellow, The Harriet Tubman Institute, York University. Doutor em História (UFF), Mestre em História (USS), Graduação em História (FEUDUC). Diretor de Pesquisa do Museu Vivo do São Bento em Duque de Caxias. Coordenador do projeto “Museu Digital Afro Brasileiro da Baixada Fluminense (FAPERJ). Autor de seis livros, entre eles “A cor da Baixada: escravidão, liberdade e pós abolição no Recôncavo da Guanabara” (APPH-CLIO, 2012).

 

SERVIÇO

Dia 09/09/14, 14h

Fundação Getúlio Vargas

Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro
 cultpriori

heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.