Aula inaugural do curso Patrimônio, Memória e Cultura na Baixada Fluminense

0

Aconteceu ontem a aula inaugural do curso de formação continuada “Patrimônio, Memória e Cultura na Baixada Fluminense” na Câmara Municipal de Duque de Caxias.

curso Patrimônio, Memória e Cultura na Baixada Fluminense
Mesa de abertura do curso Patrimônio, Memória e Cultura na Baixada Fluminense

 

O curso é coordenado pelo Professor Nielson Rosa Bezerrra, com patrocínio do FAPERJ e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e tem duração de oito meses, com aulas, visitas a campo e trabalhos práticos.

O curso tem como alvo a formação e o treinamento de professores da Educação Básica atuantes em escolas municipais e estaduais sediadas em Duque de Caxias e demais cidades da Baixada Fluminense. Considerando que esse território do estado do Rio de Janeiro se caracteriza pelos altos índices de afrodescendentes na formação de sua população em geral, um programa de formação e aperfeiçoamento com foco em Patrimônio, Memória e Cultura Afro Brasileira se mostra de extrema importância para proporcionar a formação, a capacitação e a atualização de professores da rede pública de ensino. Mesmo após 10 anos da promulgação da Lei 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão do ensino de história da África e da cultura afro brasileira em todos os níveis da educação nacional, ainda é possível constatar muitos encaminhamentos necessários para uma efetiva implementação desse processo, sobretudo nas escolas sediadas na Baixada Fluminense.

No mesmo dia da aula inaugural, rolou a abertura da exposição do artista plástico nigeriano Lukman Alade Fakeye no Instituto Histórico Vereador Tomé Siqueira Barreto, que ficará aberta até o dia 05 de abril.
Lukman Adade Fakeye vem de uma família é reconhecida no mundo da tradição youruba pela importância de suas múltiplas gerações de escultores, sendo membro da sexta geração de uma longa linhagem de uma tradicional família de escultores da cultura yourubá.

Exposição Internacional de Artes Africanas
Data: 22 de março até 05 de abril de 2014
Local: Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias
Rua Paulo Lins, 41, 25 de Agosto.

 

 

 
“Aula inaugural do curso de formação continuada “Patrimônio, Memória e Cultura na Baixada Fluminense” na Câmara Municipal de Duque de Caxias.
E abertura da exposição do artista plástico nigeriano Lukman Alade Fakeye no Instituto Histórico Vereador Tomé Siqueira Barreto.

O curso é coordenado pelo Professor Nielson Rosa Bezerrra, com patrocinio do FAPERJ e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e tem duração de oito meses.”

From Aula inaugural do curso “Patrimônio, Memória e Cultura na Baixada, posted by Lurdinha de Caxias on 3/28/2014 (13 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2



heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.