Azulejos com motivos religiosos – uma antiga tradição

0
azulejos-religiosos1

Investigação histórica. Uma moda que se encerrou. Casas com painéis em azulejos com motivos religiosos. A partir da década de 50 houve uma moda – no país, incluindo Gramacho e Arredores – de se colocar painéis de azulejos com figuras, a maioria ícones católicos. Essa onda passou e, aos poucos, em reformas eles foram retirados. Mas alguns poucos sobreviveram. História do Gramacho e Arredores.
As duas primeiras fotos contêm o painel de azulejos com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A fachada do imóvel na rua Miracema (quase esquina com a rua Alegre) está desgastada. Mas, o painel está em bom estado de conservação.
A terceira foto contém a homenagem à mesma devoção, em outro modelo, e está em uma residência na rua Cantagalo.
A quarta e quinta fotos são de painéis em homenagem à Santa Teresinha e São Judas Tadeu, que eram de uma residência na rua Tenente Cleto Campelo
(Capivari) que foi demolida e que pertencia à Sra. Teresa e seu irmão Luís. O vizinho Eduardo Freixo conseguiu tirar fotos dos painéis antes da derrubada do imóvel..
Eu, quando criança, gostava de contemplar esses painéis. Na rua em que resido, a Cantagalo, tinha imóveis com painéis de Nossa Senhora da Penha e de São Jorge (já retirados). Em outras ruas, era possível ver azulejos com São Sebastião e Nossa Senhora, geralmente. Poucos ainda sobrevivem.
Esses painéis são, ou foram, não só representantes de uma moda de arquitetura de época das casas, mas também de um tempo em que era mais comum o testemunho público de sua fé religiosa.

Créditos:
Pesquisa e texto: jornalista Roberto Aires;
Fotos: 1 e 2: Acervo Roberto Aires; / Fotos 3, 4 e 5: Acervo Eduardo Freixo.
Direitos autorais protegidos pela Lei 9610/98. Autorizada a reprodução, desde que citados o Autor e as fontes.
Comunidade Gramacho das Antigas


Roberto Aires

Roberto Aires

Jornalista; administra o grupo “Gramacho das Antigas” no Facebook.

More Posts - Website

Follow Me:Add me on Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.