INFORMAÇÕES SOBRE O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA
Estive hoje na Secretaria de Meio Ambiente em busca de informações sobre os motivos para o PNMT continuar fechado. Fui recebido pelo chefe das Unidades de Conservação, Wilson, que um dos motivos era, de fato, a pandemia, visto que o município continua numa bandeira de alta contaminação (vermelha ou roxa). Ao argumentar que o critério só servia para as Unidades de Conservação e não para escolas, por exemplo, ele defendeu que era a favor, sim, do fechamento das escolas, mas que cada secretaria respondia pelos seus setores (a SME pelas escolas, a de ordem pública pelos bares, e a SMA pelas unidades de conservação). Contudo, a pandemia de covid-19 havia se tornado um motivo secundário. O principal motivo seria a renovação da fauna, inclusive de jaguatiricas. E por ter ficado fechado há mais de um ano, estava ocorrendo incidentes com serpentes, sendo que um sitiante inclusive quase veio a óbito. Foram também detectados ovos de jararaca e jararacuçu, o que indica que o número de serpentes ainda vai aumentar.
Diante disso a secretaria decidiu segurar a abertura ao público mais um pouco, e vai reabrir o Parque assim que as trilhas estiverem sinalizadas. Foram encomendadas, por intermédio da Braskem, 150 placas que já estão para chegar. Elas indicarão o caminho da trilha para os poços, terminando no Poço da Serpente, e indicações onde pode haver alto risco de incidentes com animais peçonhentos. Segundo o Wilson, além das cobras, há escorpiões e aranhas também.
O Parque vai funcionar com agendamento prévio através do site, para quem quiser fazer trilhas com um guia, mas também será aberto para visitantes, com lotação máxima de 500 pessoas.