O Rio Taquara (ou Córrego da Taquara) está localizado na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, fazendo parte da Bacia dos Rios Estrela/Inhomirim. Com aproximadamente 13 km de extensão, corta o 3º distrito do município de Duque de Caxias.

Sua nascente fica a aproximadamente 800 metros de altitude na Pedra do Rolador, dentro da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis. Em boa parte de sua extensão, o Rio corta o Parque Natural Municipal da Taquara (PNMT), onde estão localizadas diversas quedas d’água, que atraem diversos visitantes em dias de calor.

Fora dos limites do Parque, há um reservatório utilizado para captação de água que por anos foi utilizado pela Fábrica de Tecidos Nova América. Após o término de suas atividades, o local ficou desativado, sendo utilizado por banhistas desde 2009, até que a área foi isolada pela Coca-Cola em 2013.

Ao longo dos anos, o Rio vem sofrendo grandes alterações em suas condições naturais, como a redução do volume d’água por conta da captação em seu leito principal dentro do PNMT e a poluição causada pelo descarte de lixo dentro e fora do Parque, além do despejo de esgoto oriundo dos núcleos urbanizados dos bairros por onde passa: Taquara, Barro Branco e Imbariê.

Suas águas chegam à Baía de Guanabara totalmente poluídas através dos Rios Saracuruna e Estrela.

Conteúdo editado pela página ImbariêFontes usadas:

rio taquara imbariê


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.