Justiça manda Zito limpar Caxias. Se não cumprir, prefeito terá que pagar R$ 50 mil por dia do próprio bolso

A Justiça decidiu ontem que Duque de Caxias não deve ficar mais suja, apesar do descaso do prefeito José Camilo Zito dos Santos (PP), que não cobra a regularização da coleta de lixo pela Locanty. Mas se o prefeito não cumprir imediatamente a decisão, terá que pagar multa diária de R$ 50 mil — a sentença cita Zito e não o governo. O juiz Leonardo Chaves, da 6 Vara Cível, determinou ainda que o prefeito seja intimado com urgência.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/justica-manda-zito-limpar-caxias-se-nao-cumprir-prefeito-tera-que-pagar-50-mil-por-dia-do-proprio-bolso-6962863.html#ixzz2EMGKQDeC

 

Espero que se cumpra esta determinação da justiça e, sinceramente, que sejam apuradas todas as irregularidades que possam haver neste e em qualquer outro governo. Que sejam imputadas penas aos gestores responsáveis, sejam prefeitos, secretários ou qualquer outro cargo de primeiro escalão; que respondam administrativa, civil e criminalmente, se for o caso; que tenham seus bens retidos até a reposição total ao erário público de todos os recursos mal utilizados e que por fim, sejam definitivamente banidos da vida pública, pois não sabem lidar com o que é de todos.

Já passou da hora do nosso querido Brasil e sua gente ordeira e trabalhadora ter gestores que ajam de forma responsável, ética, profissional, técnica, planejada, comprometida e correta. Isso não é favor de nenhum gestor, é obrigação. O governo que agora deixa a prefeitura de Duque de Caxias, lançou em seu primeiro mandato o slogan “O Orgulho de Ser Caxiense” propondo uma elevação na autoestima dos munícipes. Fez uma gestão de melhorias urbanas, apoiada pelo governo do estado e pelo governo federal, que “por acaso” tinham pessoas do mesmo partido; no segundo já não teve o mesmo desempenho; e neste terceiro mandato, traiu a cidade e seu povo e sai sem slogan oficial, mas, o slogan que está na cabeça dos cidadãos caxienses é “Que vergonha de ter votado neste prefeito e de ter escolhido este governo”.

Acabaram com a cidade que tem a 2ª arrecadação do Estado e a 8ª do País, nosso Índice de Desenvolvimento Humano que em 2005 era 1.789º do país, e que teve uma pequena melhoria, neste momento deve ter despencado de novo, mesmo que não tenha sido publicado, pois o saneamento, a saúde, o recolhimento de lixo, a limpeza da cidade, a educação, o trânsito, o transporte público e diversos outros serviços públicos que deveriam ser prestados ou fiscalizados pela máquina pública da prefeitura estão um caos. Isso tudo sem falar do desrespeito ao funcionalismo, aos aposentados, aos cargos comissionados e terceirizados (estes dois últimos, utilizados como “voluntários” da máquina eleitoreira do atual prefeito), com salários e benefícios trabalhistas e constitucionais atrasados ou simplesmente “suspensos” pelo governo. Lastimável. Deplorável. É o mínimo que se pode dizer.

Espero que a cada dia aprendamos a lição da vida, nosso voto tem que ser melhor utilizado, escolher melhor nossos representantes, seja para o legislativo, para o executivo, para os conselhos municipais, ou pra qualquer outra instância de decisão sobre nossas vidas.

Desculpem pelo desabafo, mas precisamos nos posicionar e cada vez mais, ficar atentos, não permitir que os mal intencionados e canalhas prejudiquem a vida de todos os cidadãos de bem deste país. Não cito nomes, mas quem acompanha a vida política do nosso querido Brasil sabe que os fatos que citei acima podem muito bem estar sendo colocados sobre diversos gestores públicos daqui e de outras paragens.

Minha cidade, Duque de Caxias, está desfigurada. Fruto de uma péssima gestão municipal, que graças a Deus está se encerrando. Incluo aí a Câmara Municipal que assistiu a tudo sem nenhum tipo de resistência; cometeu diversos atos de improbidade administrativa e pra culminar, acabou em 2009 com a Biblioteca que lá existia, e sob o pretexto de reforma, destruiu o Teatro Procópio Ferreira em 2009 e que até o presente momento não recebeu nenhum tipo de melhoria. E, infelizmente, devo dizer que em relação à Câmara não podemos apostar em novos rumos. Vamos esperar pra ver… E cobrar.

Apesar de todas estas mazelas desejo a todos um Feliz Natal!

Paz e Bem!

Beto Gaspari

 

Reciclando Zito