Educadora Social Fala Sobre o Projeto Hortoteca Comunitária

0

Convicta de que o comodismo e a ociosidade, geralmente são frutos da desinformação, a feminista e freiriana de carteirinha, Cyntia Matos, acredita que é possível sim, em qualquer lugar do mundo, melhorar a qualidade de vida de toda uma comunidade, porém só depende do despertar da consciência de cada um, no sentido de querer e aceitar a mudança. Ela conta que sua ideia ganhou forças a partir de 2016, numa experiência que vivenciou no Canadá, quando participou do 5º Fórum Social Mundial, naquele País. Segundo ela, lá, as pessoas valorizam mais as oportunidades de produzir e parece que sabem utilizar com maior proveito os espaços ociosos. Cyntia identificou o mesmo panorama em 2017, quando foi à capital inglesa, Londres, num encontro mundial de ativistas, com representantes de vários países, para discutir empreendedorismo, cultura, sustentabilidade e empoderamento feminino, entre outros.

– Fiquei encantada com o valor que as pessoas das periferias daquela região, dão ao trabalho colaborativo em comunidade – observou.

Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, hoje, com domicílio em Duque de Caxias, Cyntia integra o voluntariado da Associação Cultural GTA – Grupo Tia Angélica, em Parque Paulista, onde realiza oficinas de leitura e rodas de conversa com mulheres daquele território. No terreno anexo à Biblioteca Pedreiro João Barbosa Ferreira, vem sendo iniciada a horta com verduras, tubérculos e algumas plantas de valor medicinal, cuidada carinhosamente pela própria Tia Angélica.

– Qualquer morador (a) pode participar e seguramente irá usufruir de parte da colheita – explicou Cyntia, lembrando que o projeto para atingir o objetivo precisa de parceiros com doações ou financiamento de materiais, tipo, enxada, regador, estacas, arames para cerca, etc…

Detalhes deste assunto, encontra-se disponível em entrevista exclusiva de Cyntia Matos ao portal www.sinaldealerta.com.br (site ainda em construção, favor aguardar). Outras falas da entrevista, também podem ser encontradas em www.asplande.org.br


J. Arimatéria Ferreira

Radialista/Jornalista, poeta popular e idealizador do Projeto Poesia & Ecologia

More Posts

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.