Foto: Heraldo HB

Por Tânia Amaro

A querida Professora Martha Rossi nasceu em Niterói em 20 de março de 1922. Iniciou sua carreira como professora na Escola Municipal Gastão Reis, no Corte Oito, e depois na Escola Municipal Professor Mota Sobrinho, que funcionava nas dependências da Igreja Presbiteriana, na Avenida Duque de Caxias. Em 1954, ela foi trabalhar na Escola Regional de Merity, também conhecida por Escola “Mate com Angu” – por ter oferecido merenda aos alunos, filhos de trabalhadores. Conheceu a professora Armanda Álvaro Alberto, exemplo de dedicação à profissão, que a manteve em ação até os 70 anos, quando foi aposentada compulsoriamente. Fez parte da diretoria do Movimento Brasileiro de Alfabetização MOBRAL, como Mobilizadora, também por vários anos.
Depois de 30 anos, Martha aposentou-se, dando-nos o exemplo de fé, alegria, coragem e vitalidade. Como professora, Martha Rossi teve atuação marcante na vida de muitas figuras que hoje ocupam importantes postos na vida profissional de Duque de Caxias. Mais do que um exemplo de profissional da educação, ela acreditava que a vida deve ser bem vivida, com todos os seus problemas e vicissitudes. Maestrina dos pincéis, aprendeu a pintar lindos quadros. Em seus trabalhos, Martha Rossi foi premiada com várias medalhas e inúmeros diplomas. Em 1999, foi empossada na Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, ocupando a cadeira n° 11, cujo Patrono é o pintor Di Cavalcanti, fazendo parte da diretoria como Tesoureira durante 6 anos e exercendo seu cargo com muito zelo, sabedoria, amor e acima de tudo, muita honestidade.
A professora e artista plástica Martha Rossi foi um exemplo de pessoa que acreditava que a vida deve ser bem vivida, com todos os seus problemas e vicissitudes. Até hoje, quando nos deixou aos 96 anos, a professora Martha que conheci, atuava com a mesma dedicação e disposição com que entrou pela primeira vez, em 1949, numa sala de aula como professora tendo como lema ensinar a viver bem e feliz.

Por Tânia Amaro

Foto: Heraldo HB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.