cultura-bf-aplicativo-baixada-fluminense-appEstudantes da Unigranrio lançam nesta quarta (15/7) o “Cultura BF“, aplicativo para celular que mapeia centenas de iniciativas culturais da Baixada Fluminense. O App foi desenvolvido por estudantes de Jornalismo da universidade dentro do laboratório “Canal Unigranrio“. O lançamento será na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, durante o encerramento do evento Território Baixada, com a presença da secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura, Ivana Bentes. O evento começa às 17h na Praça do Pacificador, centro de Duque de Caxias.

O ‘Cultura BF’ mapeia mais de 300 pontos de cultura em todos os municípios da região, entre cinemas, festas, casas de show, bibliotecas, teatros e espaços independentes. O aplicativo exibe ainda uma agenda semanal dos principais eventos artísticos em vídeo e em texto. “A ideia é incrementar o aplicativo com novas funcionalidades e conteúdos ao longo do tempo, tudo realizado pelos alunos da universidade junto com os próprios produtores culturais”, prevê o professor Arthur William, que coordenou o projeto.

O “Cultura BF” já está disponível para celulares com a plataforma Android e foi bem recebido por artistas e autoridades da área Cultural. “Ter um mapa é algo que temos buscado há algum tempo e hoje é possível por causa das novas tecnologias de mapeamento que são mais flexíveis, colaborativas e acessíveis”, revela Heraldo HB, do cineclube Mate com Angu.

Já o chefe da Representação do MinC nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Adair Rocha, acredita que o trabalho dos alunos da Unigranrio pode ajudar a revelar iniciativas desconhecidas pelo poder público: “Esse trabalho certamente vai servir de exemplo para outros espaços universitários do país”.

cultura BF aplicativo

agenda cultural baixada fluminense

 


Arthur William

Jornalista e torcedor do Duque de Caxias FC.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookYouTube