Ramal Saracuruna – Raiz da Serra
Copa do Mundo e Olimpíadas. O Rio de Janeiro possui uma puta agenda internacional e esse é um ótimo momento para pensar numa Agenda Metropolitana Contemporânea. Existem muitas coisas para falar sobre o modo de viver em aglomerados urbanos com mais de dez milhões de habitantes: saneamento ambiental, eficiência energética, acesso às redes de informação e comunicação, serviços públicos de saúde e educação, violência, política de drogas, produção e consumo de bens simbólicos etc. Qualquer idiota ao ser perguntado sobre o tema de transporte e o problema dos engarrafamentos, responderá que um caminho racional para essa questão é o uso do transporte de massa sobre trilhos, vulgo trem. Pausa para pensar e fazer um parágrafo.
Sinto enjoo ao falar desse assunto. Viver em Imbariê e conviver com um trem a diesel em pleno século XXI é frustrante. Quando entramos na estação Central do Brasil, pagamos o mesmo preço, mas não temos o mesmo serviço. Enquanto um passageiro pega um trem com ar-condicionado em direção ao Engenho de Dentro, eu preciso, para chegar em casa, ir até a estação de Saracuruna no trem elétrico e depois fazer baldeação pra pegar o trem Maria fumaça até Santa Lúcia. Quem chega a Saracuruna pode esperar mais de uma hora pra pegar a porra do trem até Raiz da Serra. Tem gente com fome. Trabalhar o dia inteiro no centro do Rio e levar quase TRÊS HORAS pra chegar em casa não é mole. Tem gente com fome dá de comer.
O que pode ser feito?
É, realmente as vezes fico me perguntando o porque não se investe nesse trem é quando me lembro que o supervia por mais que esteja com essa licença, isso é só uma licença ….. e o verdadeiro culpado é o estado que não vai querer investir em um local o qual não vai receber visitas ilustres de pessoas famosas e gastando muito dinheiro,muito mais que um trabalhador no trem das quatro.
Nos precisamos fazer algo para chamar atenção dos governantes e melhorar não só o trem de raiz da serra como também as coisas erradas no bairro..