Lions leva para Xerem, Centro de Convivência para pessoas com deficiência

0

O Lions Clube Ama Xerem Centenário, localizado no quarto distrito de Duque de Caxias, está finalizando as obras do Centro de Convivência para pessoas com deficiência. A inauguração simbólica do espaço está marcada para a próxima semana apenas com membros da direção devido a pandemia da Covid-19.

O Lions é o maior clube de serviços voluntários do mundo, presente em mais de 200 países.  Em Xerem o clube nasceu através do sonho de dona Zeni Agostinho e Cideli Silva, pais de Anderson Sousa, um jovem especial. A família sempre lutou para conseguir montar no quarto distrito do município um clube de lazer, convivência e socialização para crianças, jovens e adultos com deficiência e seus familiares.

Zeni e seu filho Anderson

A partir de então a Associação de Moradores e Amigos de Xerem (AMA-Xerem) através de Vera Serpa, topou ceder um espaço da entidade para abrigar a ideia, sonho e a futura sede. Zeni, Vera e Cideli buscaram o auxílio da professora Edicléa Mascarenhas, referência na luta pela pessoa com deficiência no Estado do Rio de Janeiro, membro do Lions e moradora de Duque de Caxias. Foi Edicléa quem trouxe a ideia de somar o sonho dos pais e juntar isso a pauta do Lions Clube. Em abril de 2017, nasceu o Lions Clube Ama Xerem Centenário.

Segundo a atual presidente do clube, Marcella Perotta, sem a colaboração da Fundação de Lions Clubs International esse projeto não seria possível “Nosso clube fez festas, bingo, almoço, festivais, tudo que era necessário para arrecadar os 25% de contrapartida obrigatória para receber o recurso. Depois de dois anos levantando o dinheiro, com a ajuda de muitos amigos, conseguimos! Foi assim que informamos a Governadoria do clube e repassamos nossa parte, a fundação enviou a dela e iniciamos o sonho que começou com Zeni, mas se tornou de mais de 100 famílias e de toda uma comunidade ao entorno.” ressalta, Marcella.

Segundo Marcella, a pandemia não parou a obra e o clube seguiu ajudando a comunidade de Xerem “distribuímos máscaras por todos os bairros do quarto distrito, nos postos de saúde e famílais que atendemos”.

O Centro de Convivência para as pessoas com deficiência será um espaço que terá horta, jardim sensorial, musicoterapia, coral para assistidos, esporte, dança, psicoterapia, auricoloterapia, curso de Libras, arterapia e um pré-vestibular comunitário em parceria com a EDUCAFRO. O objetivo é atender 500 famílias do quarto distrito, mas o espaço será aberto para moradores de qualquer bairro de Duque de Caxias

SERVIÇO

Lions Clube Duque de Caxias Ama Xerém Centenário

Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha s/ nº – Santa Alice/ Xerém/ Sede da Associação de Moradores de Xerém

Facebook: https://www.facebook.com/lionsclubeamaxerem/

Os fundadores do LC Ama Xerém em 2017

Marroni Alves

Filho da escola pública e de pernambucanos. Nascido no Hospital Duque, mas sempre no Hospital Infantil. Formado em História na FEUDUC, dou aula em pré-vestibular comunitário na Vila Ideal, Jardim Gramacho, Complexo da Mangueirinha e Xerem.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.