A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial carimbou pela arte do graffiti as nossas memórias de mulheres negras da Baixada Fluminense que construímos resistência cotidiana frente a violência contra os nossos corpos. Somos algumas num universo de tantas guerreiras que mesmo no Orun permanecem vivas em nossas histórias e outras que seguem no ato de lutar pela vida cotidianamente. O belíssimo trabalho dos artistas Rodrigo MaisAltodaBF e Klebert Black pode ser visto no Viaduto do Centenário, na Avenida Leonel de Moura Brizola (que um dia foi Presidente Kennedy), em Duque de Caxias,RJ.

Vale ressaltar que o Viaduto Brigadeiro Eduardo Gomes, mais conhecido como Viaduto do Centenário, foi inaugurado há exatos 40 anos pelo coronel Américo de Barro, último prefeito biônico de Duque de Caxias. No período da ditadura o município era Área de Segurança Nacional. Somos nós, nos apropriando dos nossos espaços e cenários, construindo uma nova realidade para o nosso povo.


Sílvia de Mendonça

Formada em jornalismo e produção cultural, Sílvia de Mendonça também é atriz e ativista do Movimento Negro Unificado (MNU). Também tem presença nas lutas contra intolerância religiosa, juventude negra e direitos humanos.

More Posts