Imprensa brasileira perde o mestre Adail
Morreu na madrugada desta quarta-feira (5/2) o jornalista e ilustrador Adail José de Paula, aos 83 anos, em Duque de Caxias.
Adail nasceu em 1930 em Registro, interior de São Paulo. Criado em Jaçanã, foi colaborador de semanários humorísticos como ‘O Governador’ e ‘A Marmita’ por volta de 1947. Já no Rio de Janeiro trabalhou no Diário de Notícias e em outras publicações como o Cartum-JS, O Centavo (revista ‘O Cruzeiro’), Manequinho (jornal ‘Correio da manhã’), ‘O Pasquim’ e ‘O Dia’. Aposentou-se pelo jornal ‘Última Hora’, do Rio de Janeiro.
Chegou a Duque de Caxias em 1968 para trabalhar na lendária sucursal do Diário de Notícias e acabou se radicando na cidade, onde manteve uma forte ligação com o segmento cultural.
Atualmente, ele colaborava com o ‘Jornal Espírita e era atuante conselheiro na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Além ilustrador, chargista e cartunista, Adail também era compositor e tem várias parcerias com músicos da cidade, como Edinho do Samba. Também compunha músicas infantis, como as que faziam parte de seu último projeto, voltado a este público.
A Lurdinha manifesta aqui o apreço pela figura querida, talentosa e afetuosa de Adail! Fique na Luz, mestre.
.
Alguns depoimentos:
A arte e a inteligência choram…
Vicente Portella, escritor
De fato, é muito pesaroso saber que o velho Adail partiu. Fomos amigos e parceiros. Com ele aprendi muitas coisas que só um homem com seu talento e sua experiência, conjugados com sua energia e seus sonhos de menino, poderiam ensinar. Abraço, amigo.
Rildo Pereira, poeta e compositor
Uma grande perda.
André Oliveira, produtor cultural
Uma imensa perda para a cidade.
Edilson Salles, ator
Perdemos um traço de luz e um ser iluminado…
Paullo Ramos, artista plástico
Adail junto com Barbosa Leite, representaram muito bem tudo que se respira cultura em Duque de Caxias
Luiz Sebastião, poeta e professor
Grande figura humana que partiu.
Nelsinho Pacheco, produtor cultural
Adail, nosso decano entre os cartunistas, faleceu aos 83 anos na madrugada de ontem, dia 5, concidência ou não o mesmo dia em que o Henfil faria 70 anos se estivesse vivo.
Conversando com o pesquisador Lucio Muruci/ Luciano Magno, percebi que Adail gostava muito de desenhar essas charges temáticas de reencontros póstumos entre amigos artistas, então fiz ontem esse rabisco aqui em sua homenagem.
Diego Novaes, cartunista
.
Entrevista que a Lurdinha fez com ele em 2011 a bordo do Caxias-Castelo:
.
Entrevista para o Jornal da ABI: http://issuu.com/abi1908/docs/2012__374_janeiro/41
…