Depois de uma estreia badalada no ano passado e de ter dado uma boa circulada por festivais pelo mundo, inclusive ganhando prêmios, finalmente estreia em definitivo na Internet o filme TV Olho, a Primeira TV Comunitária do Brasil, direção de Rodrigo Dutra, com produção da Dunas Filmes.

Realização caprichada, um trabalho fera de produção, direção, captação de áudio e fotografia. Aliás, é um filme em plano-sequência, sem cortes, um trabalho jedi do grande fotógrafo Rafael Mazza.

A TV Olho surgiu em 1982 é uma dessas histórias fascinantes daqui desse pedaço do país e é uma glória Rodrigo ter caído dentro, feito seu mestrado sobre ela (que vai virar livro) e ter feito o filme.

A TV Olho era veiculada através de um telão montado na Praça do Relógio e passava conteúdo local. Também chegou a ter uma Kombi equipada com projetor, telão e equipamento de áudio que rodava os bairros para transmitir a programação, experiência ainda anterior à TV Maxambomba e à TV Viva do Recife. Doideira… Era uma história que precisava mesmo ser contada.

Raras eram as imagens em movimento na Baixada então e em breve poderemos ver Caxias sob vários ângulos, várias caras, ruas, monumentos, várias pessoas que a maioria não pôde ver falando (Barbosa Leite, por exemplo), vários momentos da História.

No filme você pode conhecer os lendários Francisco Damásio e Jorge Ventura e ainda testemunhar a emoção do amigo Canthídio, tocando seu clássico Balada do Baleiro; e a emoção da guerreira, abridora de caminhos, talentosa amiga Sílvia de Mendonça.

 

Mais informações e contatos é só ir na página do evento: https://facebook.com/events/2428503217447000/

Trailer do filme:

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME

Sinopse
TV OLHO é um documentário em plano sequência que conta a história da primeira Tv Comunitária do Brasil.

Sinopse Longa
TV OLHO é um documentário em plano-sequência que conta a história da primeira Tv Comunitária do Brasil. Surgida em em 1981 foi veiculada através de um telão com projetor e televisores montados em uma cabine de metal na Praça do Relógio, no centro da cidade de Duque de Caxias, região da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro.

Biografia Diretor
Dutra dirigiu os documentários 1962 O Ano do Saque, O Vento Forte do Levante, Armanda e Tv Olho todos exibidos em diversos festivais, alguns premiados e veiculados em Tv´s . É técnico audiovisual no IACS/UFF, diretor executivo da Dutra Filmes e especialista em transmissão ao vivo multicâmeras. É mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas/UERJ e um dos fundadores do Goméia Galpão Criativo. Está lançando no circuito de festivais o filme Joãosinho da Goméa. O Rei do Candomblé, sobre o Babalorixá mais notório do Brasil.

Sobre o projeto
Tv Olho foi um documentário produzido em parte com recursos adventos do edital de micro-projetos Favela Criativa da SEC/RJ e em parte pelo empenho moral e braçal da rede de produtores e realizadores audiovisuais da Baixada Fluminense hoje conhecido como Manifesto Baixada Filma. A realização deste filme só foi possível graças ao apoio dessas pessoas, do Gomeia Galpão Criativo, do Cineclube Mate Com Angu e do próprio diretor que complementou o orçamento com recursos financeiros. Por se tratar de um filme documental com forte característica experimental (aposta em filmá-lo em plano-sequência) foram realizadas uma dezena de reuniões com toda a equipe onde pudemos adaptar os objetivos do filme às possibilidades técnicas e orçamentárias que dispúnhamos naquele momento. A Tv Olho é um filme que conta a história da primeira Tv Comunitária do Brasil nascida na cidade de Duque de Caxias na Baixada Fluminense nos ajudando a entender a vocação que esse território tem para o audiovisual.

Ficha Técnica
Produção Executiva
Carolina Braga

Direção e Roteiro
Rodrigo Dutra

Direção de Fotografia e Câmera
Rafael Mazza Mazza

Produção
Aline Castella

Assistente de Direção
Felipe Carvalho

Assistente de Câmera
Antonio Junior

Som Direto
Márcio Bertoni

Microfonista
Felipe Carneiro

Edição e Finalização de Áudio
Michael Sexauer (Micah El Tuhu)
Fellipe Mesquita

Operador de Telão e Vj
Rafael Dutra

Foto Still
Patrícia Maqueda

Narrador
Heraldo HB

Créditos
André Prestor

Gerador de Energia
Rhian Oliveira

Motoristas
Marcos Antonio
Ezequiel Dutra

Entrevistados
Francisco Carlos Damásio Silva
Jorge Ventura
Canthidio Vallete
Sílvia de Mendonça

 


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.