Estreia do filme TV Olho, A primeira TV Comunitária do Brasil, um história que precisava ser contada

0

Estreia oficialmente na próxima terça-feira, dia 04/06, o filme TV Olho – A primeira TV Comunitária do Brasil, um documentário dirigido pelo cineasta Rodrigo Dutra, com produção da Dunas Filmes.
Realização caprichada, um trabalho fera de produção, direção, captação de áudio e fotografia. Aliás, é um filme em plano-sequência, sem cortes, um trabalho jedi do grande fotógrafo Rafael Mazza.

A Tv Olho surgiu em 1982 é uma dessas histórias fascinantes daqui desse pedaço do país e é uma glória Rodrigo ter caído dentro, feito seu mestrado sobre ela (que vai virar livro) e ter feito o filme.

A Tv Olho era veiculada através de um telão montado na Praça do Relógio e passava conteúdo local. Também chegou a ter uma Kombi equipada com projetor, telão e equipamento de áudio que rodava os bairros para transmitir a programação, experiência ainda anterior à TV Maxambomba e à TV Viva do Recife. Doideira… Era uma história que precisava mesmo ser contada.

Raras eram as imagens em movimento na Baixada então e em breve poderemos ver Caxias sob vários ângulos, várias caras, ruas, monumentos, várias pessoas que a maioria não pôde ver falando (Barbosa Leite, por exemplo), vários momentos da História.

Da experiência foi bom demais também conhecer os lendários Francisco Damásio e Jorge Ventura e ainda testemunhar a emoção do amigo Canthídio, tocando seu clássico Balada do Baleiro; e a emoção da guerreira, abridora de caminhos, talentosa amiga Sílvia de Mendonça.

Nesse ensaio fotográfico aqui de Patrícia Maqueda dá pra sentir o que foi a tensão e a emoção do set, onde qualquer errozinho necessariamente teria que estar no filme. Um risco desafiador e deliciante, assumido com consciência pelo diretor e pela equipe que comprou o barulho.

Essa estreia vai ser uma noite daquelas que só a Arte e Cultura podem fazer pelas pessoas.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/794776774238200

Teaser do filme:


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.