Favela em Pauta lança o podcast “Que Papo é Esse?”

0
podcast “Que Papo é Esse?”

A produção visa lançar diversos olhares, com abordagens específicas, sobre um mesmo tema,
escolhido a cada temporada.

podcast “Que Papo é Esse?”

Estreia nesta sexta-feira (29) o podcast “Que Papo é Esse?”, uma produção original do Favela em Pauta que abordará temas relacionados às periferias, sob diversos prismas, mas trazendo a periferia para o centro. A primeira temporada conta com a parceria do Portal Lurdinha, Coletivo Magnífica Mundi, Afronte Coletivo e Negritar Produções, que produziram, cada um, um episódio da primeira temporada em colaboração com o Favela em Pauta.
A primeira temporada do Que Papo é Esse? conta ainda com o apoio do International Center For Journalists (ICFJ) e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), através do programa “Acelerando a Transformação Digital”.

Na primeira temporada do podcast, o tema selecionado foi “O desafio do acesso à cultura nas periferias” e para abordar esse tema, convidamos o Portal Lurdinha para destacar alguns dos aspectos que atravessam os fazedores da cultura na Baixada Fluminense.
Também compõe a primeira temporada a participação do Coletivo Magnífica Mundi, um grupo de jornalismo compartilhado do Cerrado brasileiro que vem contar sobre outros aspectos que tornam o acesso à cultura um desafio nas periferias de Goiânia frente a hegemonia do sertanejo.
Outra organização parceira nesta primeira edição do Que Papo é Esse? é o Afronte Coletivo, um coletivo antirracista construído por estudantes negros egressos da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE que se juntou ao Favela em Pauta para falar sobre a população LGBTQIAP+ periférica quando o assunto é pensar e viver a cultura na periferia.
E encerrando a primeira temporada, temos a contribuição da Negritar Produções, de Belém do Pará, que se apresenta como uma produtora audiovisual e cultural negra, periférica e amazônica. A Negritar chega com a contribuição do olhar sobre a cena cultural periférica e negra das periferias de cantos do Norte do país.

Que Papo é Esse? #1 – Os desafios do acesso à cultura na Baixada Fluminense

No primeiro episódio, que estreia nesta sexta (29), Heraldo Bezerra, o HB, representante do Portal Lurdinha e o Renato Silva, jornalista do Favela em Pauta, autor e coordenador do projeto deste podcast, apresentam alguns dados que orientam o debate inicial, como por exemplo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que apontam um recorte racial em uma ponta, das mais simples, do acesso à cultura, com 44% de pessoas negras vivendo em cidades sem cinema, contra 34% da população branca na mesma situação.
Além de dados que mostram que trabalhadores da cultura foram mais rapidamente atingidos pela pandemia da covid-19.
A partir daí, são abordados também outros aspectos, como sobre o quanto é recente o conjunto de leis que regulamenta a cultura no país, no Estado e, principalmente, para a região, de onde HB fala com propriedade de produtor cultural, além de comunicador, que pouco viu recursos chegarem para a ponta que mobiliza a cultura popular em Duque de Caxias.
Um exemplo disso é a popular lei Aldir Blanc, a Lei Federal 14.017, de junho de 2020, que foi responsável por implementar ações emergenciais direcionadas ao setor da cultura no âmbito nacional e, através dela, o governo federal repassou aos estados, municípios e distrito federal o valor de 3 bilhões de reais para serem destinados aos trabalhadores do setor cultural, que sofreram imediatamente o impacto econômico da pandemia em suas rendas.

Outros pontos muito importantes são as falas da Alexandra Mércia, a Malê BXD, comunicadora e produtora cultural da Baixada Fluminense, que abordou sobre a produção popular de cultura nas ruas. “Quando a gente produz espaços, sejam eles locais fechados ou ocupando praças, a gente consegue fomentar a transformação desse território”, comentou.
Também tivemos o coordenador da Iniciativa PIPA, Gelson Henrique, que falou brevemente sobre a organização, que tem o objetivo de democratizar a distribuição dos recursos, conectando a filantropia às favelas e periferias do Brasil, importante ponto de conexão também para fazedores de cultura pelas nesses espaços.
Os próximos episódios do Que Papo é Esse? serão lançados no perfil do Favela em Pauta, nos agregadores de podcast, nas próximas sextas-feiras, às 9h, e o próximo será com a Magnífica Mundi, falando sobre diferentes desafios que atravessam o acesso à cultura nas periferias de Goiânia. Esperamos você por lá!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.