Pesquisadora lança livro sobre arte e cultura na Baixada Fluminense

0
Adriana Carneiro de Souza

Afetos Revolucionários: microbiografias de uma revolução periférica, escrito pela produtora e pesquisadora Adriana Carneiro

O livro Afetos Revolucionários: microbiografias de uma revolução periférica, escrito pela produtora e pesquisadora Adriana Carneiro de Souza será lançado online no final de março. A obra registra através de uma publicação as teias afetivas que constituem coletivos artísticos da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.

O livro será lançado entre os dias 26, 27 e 28 de Março de 2021, sempre às 20h, em lives com os entrevistados do livro: Heraldo HB, Dani Francisco e Bia Pimenta. A lives serão transmitidas também através do perfil da autora, no Instagram (@DricaCarneiro).

O livro é fruto da pesquisa realizada pela autora durante a formação em Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, e tem por objetivo abordar a produção cultural na Baixada Fluminense a partir dos sujeitos que a constituem: os que motiva a persistirem no desenvolvimento de ações coletivas de produção cultural em seus territórios? O que os move? O que os une? Ao narrarem suas experiências e memórias, os entrevistados mostram a teia de relações afetivas que constituem os coletivos de produção artística na Baixada Fluminense, território historicamente tensionado de onde insurgem potências e afetos.

O livro, produzido com o prêmio do Edital #CulturaPresente, será distribuído para bibliotecas públicas do estado do Rio de Janeiro e, estará disponível para download gratuitamente durante o mês de lançamento.

 

Evento de Lançamento – dias com bate-papo ao vivo com os entrevistados:

Bate papo com Bia Pimenta – Sexta-feira, 26 de março às 20h

Bate papo com Dani Francisco – Sábado, 27 de março, às 20h

Bate papo com Heraldo HB – Domingo, 28 de março, às 20h

Local: Intagram @dricacarneiro

Onde saber mais: afetosrevolucionarios.com

 

Sobre a autora
Adriana Carneiro de SouzaAdriana Carneiro de Souza é produtora e pesquisadora. Cineclubista por formação, atua na implementação de projetos artísticos com foco em educação e direitos humanos. É bacharel em Estudos de Mídia pela UFF e especialista em Arte, Cultura e Educação pelo IFRJ. Atualmente desenvolve a pesquisa “Narrativas de Si: produção de subjetividade em coletivos artísticos na Baixada Fluminense”, no curso de mestrado em Psicossociologia de Grupos e Comunidades – EICOS/UFRJ. É uma das fundadoras do Cineclube Buraco do Getúlio, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Contato: Adriana Carneiro de Souza (autora)

E-mail: carneiro.drica@gmail.com

Telefone: +55 21 96500-3640.


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.