Reizinho Alvarenga lança seu livro Expresso de Memórias

0

Reizinho Alvarenga lança seu livro Expresso de Memórias

Uma viagem literária prazerosa pelas histórias da Baixada Fluminense pode ser uma boa definição de Expresso de Memórias, livro que Reizinho Alvarenga acaba de lançar.

Usando como metáfora a histórica locomotiva Baronesa, primeira a circular nos trilhos da malha ferroviária do Brasil, a obra tem 360 páginas e de cara conta com a presença de um timaço de historiadores locais que assinam embaixo. Epígrafe de Nielson Bezerra, apresentação de Antônio Augusto Braz, prefácio de Marlucia Santos de Souza, e ainda um posfácio escrito por Rogério Torres. Isso é que é moral.

Reizinho, nascido Waldemar Alvarenga Lapoente, já atuou em várias empreitadas como ator, jornalista, dançarino, músico, radialista, produtor, professor, pesquisador e agora também fisioterapeuta. Sua pesquisa sobre Joãozinho da Gomeia, por exemplo, foi durante anos uma referência importante para quem se debruçava sobre esse assunto, quando ainda havia pouquíssimo material publicado. Também manteve um importante blog, e uma coluna em jornal, com o nome de Expresso do Fluxo, onde publicou muita coisa boa na área cultural.

Segundo o autor, a ideia de escrever Expresso de Memórias ocorreu após o desencarne de seu pai, o jornalista e advogado Joaquim Fernando Lapoente, ao perceber em conversas com familiares que a história de vida de seu patriarca era desconhecida de suas sobrinhas. “Eu vi a necessidade de resgatar a história de minha família e minha genealogia, pois corríamos o risco de perder informações de nossas raízes”, diz Reizinho
Com isso, Expresso de Memórias, descreve em suas linhas e parágrafos os anos de chumbo da Quinta República. O assassinato do Cadete Lapoente dentro da Academia Militar das Agulhas Negras. As histórias de Joãozinho da Gomeia, Tenório Cavalcanti, Armanda Álvaro Alberto, personalidades políticas e artísticas, filmes produzidos na cidade de Duque de Caxias, experiências religiosas, origens da etnia Cigana no Brasil e estórias curiosas de membros da família Alvarenga Lapoente.

Isso tudo escrito numa linguagem simples e direta, que torna a leitura fluida e prazerosa mesmo.

A obra pode ser adquirida no site da editora, na Asamih, a Associação de Amigos do Instituto Histórico Vereador Tomé Barreto Siqueira e também junto ao próprio autor.

 

Site da editora: https://loja.letraseversos.com.br/loja/produtos-detalhes/8QMMRKPJ/Expresso-de-Memorias.html

Página do livro no fb: https://www.facebook.com/LivroReizinho/

Contatos: progenerico@yahoo.com.br / Cel e Zap: (21) 99662-8593


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.