Chega de mecânico de geladeira consertando avião!!!

Declaramos nesse momento nossa total solidariedade às vítimas de mais um desastre ambiental, não só de D de Caxias mas de toda a região Metropolitana.
Lamentável observar que boa parte dos desabamentos , alguns com mortes, poderiam ter sido seguramente evitados se houvessem de fato políticas públicas de prevenção relacionadas às questões ambientais, inclusive com a implantação sistemática de campanhas educacionais e de conscientização apontando para o perigo por exemplo do lixo jogado nos rios.
O desassoreamento dos rios Saracuruna, Iguaçu e Meriti se faz urgente, pois segundo ambientalistas são vergonhosamente os mais degradados do Estado.
Com a palavra o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, que substituiu a SERLA – Superintendência de Rios e Lagos, com o objetivo de dizer a que veio na limpeza e dragagem de rios, lagos e lagoas do Estado do Rio de Janeiro.
Mas infelizmente se um não fazia nada a atual autarquia vinculada à secretaria de Estado do Meio Ambiente, nada faz no sentido de prevenção. Existem por lá muita teoria e um atendimento burocrático que chega a ser politicamente desdenhoso ao cidadão comum. Triste e lamentável.
Esperamos que em 2021 nossas autoridades (Executivo e Legislativo) digam de fato a que vieram com olhares de transformação de uma realidade cruel que pede socorro urgente. Políticas públicas de prevenção de tragédias ambientais já!!!
Que em 2021 hajam mais vereadores e deputados com nomes e sobrenomes atuando com mais sensibilidade e senso humanista. Que tenham a ombridade de atuar com mais responsabilidade e comprometimento cultural e social, legislando e executando medidas cidadãs que façam a diferença na vida dessas milhares de famílias desprovidas de recursos e que por absoluta necessidade e desinformação constroem suas moradias de forma irregular e muitas das vezes sem o mínimo de respeito aos parâmetros básico do ordenamento urbano, tudo bem aos olhos das nossas autoridades que fingem não ver, porque deles extraem o voto. Isso precisa imediatamente acabar mas só com pessoas sérias e competentes em funções estratégicas de soluções e não de enrolações. Precisa-se pessoas semeadoras que queiram construir legados e referenciais para as futuras gerações. Precisa-se de especialistas certos para o lugar certo. Chega de mecânico de geladeira consertando avião!!!

Que em 2021 nossas autoridades saibam revelar gratidão aos eleitores retribuindo-lhes um pouco mais de atenção e respeito bem como um pouco mais de capacidade para saber ouvir o outro(a).
Nesse momento difícil de pandemia e de indignação com tragédias ambientais, nosso reconhecimento ao valoroso trabalho de médicos e bombeiros civis, entre outros abnegados profissionais que por amor à profissão arriscam suas próprias vidas para salvar pessoas que sequer nunca nem viram..
Salve 2021 – O ano da superação. Cremos, o melhor virá!!!

(J. Arimateia – 23.12.20)


J. Arimatéria Ferreira

Radialista/Jornalista, poeta popular e idealizador do Projeto Poesia & Ecologia

More Posts

Follow Me:
Facebook