Escola de Samba União do Centenário em 1936
ESCOLA DE SAMBA UNIÃO DO CENTENÁRIO
O nosso companheiro K. Fifa será homenageado domingo
A Escola de Samba de Caxias, denominada União do Centenário e que tem a dirigi-la o professor Alcebíades, está preparando para domingo uma festa bem bôa na qual será homenageado nosso companheiro K. Fifa. Ao homenageado será offerecido uma daquellas feijoadas que a gente saboreia gostosamente e fica com vontade de comer o caldeirão todo.
A escola União do Centenário é uma espécie de Portella e Estação Primeira, organizações n. 1 desta nova modalidade carnavalesca que domina a cidade.
Os maioraes da União estão mobilizando seus “cadetes” e normalistas para uma exhibição à noite. Será um pequeno “panno de amostra” da escola campeã, em a qual teremos ensejo de constatar o valor da turma peso-pesado e as suas possibilidades nas próximas pugnas da folia.
–
Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, Edição 00025, 1936
Acervo Biblioteca Nacional
–
A feijoada de domingo próximo, em homenagem ao K. Fifa
Caxias reducto dos mais famosos das gentes dos sambas, onde a cuíca e os tamborins fallam como gente grande, manejados como são por mãos de mestres estará em festa domingo próximo. A União do Centenário escola campeã do anno passado, a escola do Alcebíades, creatura esforçada e dynamica, prestará domingo uma significativa homenagem ao nosso companheiro K. Fifa, offerecendo-lhe uma succulenta e deliciosa feijoada, regada com aquella celebre “água venturosa, quasi combustível”. Vai ser uma festança que abafará e revolucionará a localidade de Caxias, assinalando por uma coisa que vai ser do abafa.
Tratando-se de mastigo, muita gente está limpando o estomago para deglutirem com vontade os feijões, preparado por uma habilíssima cuca em materias culinarias.
Depois da deglutição do mastigo, haverá o ronco das cuícas, o som candente dos pandeiros e tamborins e para atormentar o coração da gente e transtornar a “caixa do miolo” às vezes meigas e deliciosas de graciosas e sorridentes creaturinhas.
Vai ser um successo “colossal” a festança de domingo em Caxias.
–
Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, Edição 00024, 1936
Acervo Biblioteca Nacional