União do Centenário em 1936

ESCOLA DE SAMBA UNIÃO DO CENTENÁRIO

ESCOLA DE SAMBA UNIÃO DO CENTENÁRIO

O nosso companheiro K. Fifa será homenageado domingo

A Escola de Samba de Caxias, denominada União do Centenário e que tem a dirigi-la o professor Alcebíades, está preparando para domingo uma festa bem bôa na qual será homenageado nosso companheiro K. Fifa. Ao homenageado será offerecido uma daquellas feijoadas que a gente saboreia gostosamente e fica com vontade de comer o caldeirão todo.

A escola União do Centenário é uma espécie de Portella e Estação Primeira, organizações n. 1 desta nova modalidade carnavalesca que domina a cidade.

Os maioraes da União estão mobilizando seus “cadetes” e normalistas para uma exhibição à noite. Será um pequeno “panno de amostra” da escola campeã, em a qual teremos ensejo de constatar o valor da turma peso-pesado e as suas possibilidades nas próximas pugnas da folia.

Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, Edição 00025, 1936

Acervo Biblioteca Nacional

União do Centenário em 1936

A feijoada de domingo próximo, em homenagem ao K. Fifa

Caxias reducto dos mais famosos das gentes dos sambas, onde a cuíca e os tamborins fallam como gente grande, manejados como são por mãos de mestres estará em festa domingo próximo. A União do Centenário escola campeã do anno passado, a escola do Alcebíades, creatura esforçada e dynamica, prestará domingo uma significativa homenagem ao nosso companheiro K. Fifa, offerecendo-lhe uma succulenta e deliciosa feijoada, regada com aquella celebre “água venturosa, quasi combustível”. Vai ser uma festança que abafará e revolucionará a localidade de Caxias, assinalando por uma coisa que vai ser do abafa.

Tratando-se de mastigo, muita gente está limpando o estomago para deglutirem com vontade os feijões, preparado por uma habilíssima cuca em materias culinarias.

Depois da deglutição do mastigo, haverá o ronco das cuícas, o som candente dos pandeiros e tamborins e para atormentar o coração da gente e transtornar a “caixa do miolo” às vezes meigas e deliciosas de graciosas e sorridentes creaturinhas.

Vai ser um successo “colossal” a festança de domingo em Caxias.

Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, Edição 00024, 1936

Acervo Biblioteca Nacional


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.