Domingo é dia de Trocas Com Natureza em Caxias

0

Encontro vai promover piquenique colaborativo, palestras, atividades infantis, dança circular e trocas de mudas, sementes e livros

A praça da Pedreira, uma das poucas praças arborizadas e com espaço verde na cidade, será ocupada pelo movimento Trocas Com Natureza. O encontro que já acontece há mais de um ano em Laranjeiras e Duque de Caxias, estreou no Méier no mês passado e vai voltar à Baixada celebrando a chegada do outono no próximo domingo (15/5), às 10h, no bairro 25 de Agosto.

A ocupação de espaços públicos pelo movimento é sazonal e acontece em celebração à chegada das estações do ano. Além das trocas de mudas, sementes e livros, o encontro de Outono em Caxias vai fomentar a troca de objetos dos quais as pessoas queiram se desapegar e, principalmente, a partilha de conhecimentos em rodas de conversas sobre permacultura, agroecologia, preservação do meio ambiente e qualidade de vida com especialistas que estão fazendo acontecer nas áreas que atuam.

O encontro tem uma programação diversificada, que conta com dança circular, com o grupo Roda de Luz-RJ; atividades de leitura e plantio para as crianças, com o grupo Gibitecando; yoga, respiração e alongamento, com Fernanda Salba. Além das rodas de conversas sobre consórcio de plantio – plantas companheiras e antagônicas – e uma oficina sobre horta vertical e vasos autoirrigáveis, com Antonio Soares e Carolina Lazzarotto, do Kombotânica, e Mariana Moreth, do Hortalize. Eraldo Kalloch, criador da Ecovila El Nagual, abordará conceitos e práticas de agroflorestal. Para fechar, um papo com Sergio Ricardo, membro fundador do movimento Baia Viva, sobre a contribuição de Duque de Caxias para a recuperação integrada da Baía de Guanabara.

“Queremos fazer florescer relações mais humanas por meio da conexão com a natureza. Temos que rever a maneira que lidamos com as pessoas ao nosso redor e a relação que podemos estabelecer com o que a natureza nos oferece. Pensar em como retribuir à natureza e a todos que nos rodeiam é o mínimo que podemos fazer por um mundo melhor. O Trocas com Natureza não é um evento. É uma vivência que traz atividades que promovem integração e ajudam no despertar do propósito de cada um”, afirma Luciana Reigada Lopez, uma das integrantes do movimento, que também conta com a atuação de Angélica Eichner, Cissa Belém, Mariana Freire Lopes e Renata Manhaes.

Para participar, basta levar um alimento natural para compartilhar no piquenique colaborativo. O evento é aberto a todos, mesmo quem não tenha mudas, sementes ou livros para trocar ou doar. O Trocas com Natureza acontece em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos de Caxias, além da empresa Fácil Locação Banheiros Químicos.

 

Mais informações no link do evento:

Link do evento: https://www.facebook.

Página: https://www.facebook.

 

*** # PROGRAMAÇÃO ***
>> 10:00 – Roda de Abertura / Piquenique colaborativo (leve um alimento, bebida e seu próprio copo. Vamos evitar descartáveis)

>> 10:30 – Dança Circular: grupo Roda de Luz/RJ com os focalizadores Ana Jesus, Lívia Thomé e Zecca Junior

>> 11:10 – Vamos nos movimentar! – Alongamento, Yoga e Respiração com Fernanda Salba

>> 11:40 – Bate Papo – Plantas Companheiras e Antagônicas + Oficina de horta vertical e de vaso autoirrigável, com Antonio Soares e Carolina Lazzarotto do Kombotânica e Mariana Moreth da Hortalize

>> 12:30 – Bate Papo – Conceitos e práticas da Agroflorestas, recuperação das matas e captação de CO2 com Eraldo Kalloch criador da Ecovila El Nagual

>> 13:10 – Bate Papo – Duque de Caxias: Contribuição das cidades para a recuperação integrada da Baía de Guanabara com Sergio Ricardo, ambientalista e membro fundador do movimento Baía Viva

>> Gibitecando – atividades lúdicas de incentivo à leitura

> Trocas – livros, mudas, sementes, probióticos e o que mais você quiser se desapegar

 Trocas Com Natureza em Caxias


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.