Crônicas da Covid-19 na Periferia – Bar da Marinalva

0
Bar da Marinalva Duque de Caxias - Foto Igor Freitas Lima

Bar da Marinalva Duque de Caxias - Foto Igor Freitas Lima

Bar da Marinalva, acho que é o bar onde eu mais bebi e mais comprei cerveja em toda minha vida. Nunca pensei em ver esse cenário, as vezes me sinto em uma realidade alternativa.

No dia 17 de Março de 2020 foi decretada a quarentena em todo Estado do Rio de Janeiro devido a pandemia da Covid-19. Contudo, a região que sofre os maiores impactos sanitários e econômico são as periferias. Todas as incertezas poderiam passar por aqui e desde que começou a quarentena eu resolvi fotografar o cotidiano da Baixada Fluminense (Zona Periférica do Rio de Janeiro) como já de costume, que também é a região onde eu vivo. Em todas as incertezas, a maior delas seria as opções entre Trabalhar ou Correr o Risco de ser Contaminado ou até mesmo ir a Óbito. Mas já prevendo o cenário do trabalho informal, era previsível que as pessoas teriam que sair para trabalhar, uma vez que seus direitos trabalhistas não são garantidos.

Outro ponto é a multiplicação de fake news, que também é um fator importante dentro da periferia, onde a desinformação chega com força, levando as pessoas a descrença da letalidade do vírus. Ao passar esses quase 5 meses fotografando a pandemia dentro desse cenário, pude perceber que a Pandemia aqui quase não leva significância, porque é uma região onde as pessoas estão acostumadas com a morte. Dessa formas elas levam sua vida “normal”, mesmo com as perdas de parentes e amigos. O uso das máscaras que é a marca da pandemia, aqui é só para alguns, mesmo assim, para mim foi chocante ver a periferia usando mascaras, e agora para mim é chocante ver a periferia aos poucos se desfazendo delas, e isso em meio a uma quarentena que nunca existiu, mesmo com um alto e diário números de mortos.

 

#covid_19 #coronavirus #covidphotoproject #global #pandemia #periferia #duquedecaxias #caxias #belfordroxo #baixada #baixadafluminense #caostidianofluminense #caostidiano #everydayeverywhere

#everydaybrasil #riodejaneiro #brasil #brazil #jornalistasdeimagens #fotojornalismo #streetphoto_brasil #streetphoto #seuolharsuacidade


Igor Freitas Lima

Fotógrafo e músico. Integra o Coletivo Fala e o Barracão.

More Posts

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.