Conheça o CDVida, ong pioneira no atendimento a mulheres em situação de violência na Baixada

0

Hoje Vamos falar de uma importante ação em defesa à vida das mulheres. Essa ação acontece em Caxias através do Centro de Defesa da Vida Irmã Hedwiges Rossi – CDVida. A ONG que surgiu em 1998 é pioneira no atendimento a mulheres em situação de violência na Baixada Fluminense e é uma ação social Paulo VI da Diocese de Duque de Caxias.

Em 2022 receberam o prêmio “Juíza Viviane do Amaral” em reconhecimento ao importante trabalho que desenvolvem na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Porém, apesar desse reconhecimento o importante trabalho corre o risco de fechar as portas, pois o contrato que financia as atividades está para acabar e a ONG não tendo de onde tirar recursos elaborou uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para garantir a continuidade do trabalho.

Eu e a Profª. Drª coordenadora do grupo de pesquisa Empoderadas UERJ Rosangela Malachias entrevistamos Raquel da Silva Narciso que é coordenadora do CDVida. Ela nos contou que no local funciona atendimento psicológico; atendimento social realizando uma avaliação de risco dessa mulher que procura o atendimento; orientação jurídica para que as mulheres conheçam os seus direitos, além disso, também tem o projeto de geração de trabalho e renda para capacitar essa mulher ao mercado de trabalho para que acabe a dependência econômica em relação ao seu conjugue.

Segundo Raquel, toda essa ação nasce a partir de duas assistentes sociais religiosas, Ir. Eunice Berri e Ir. Maria Lunardi (Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas), e junto com Dom Mauro Morelli, elas observaram os relatos das mulheres sobre a violência que sofriam nas famílias. “Naquela época não existia nenhum equipamento ou serviço que pudesse acolhê-las”, então pensaram nesse projeto para contemplar essas mulheres e combater a violência doméstica.

“Não podemos permitir que o CDVida encerre as suas atividades inúmeras mulheres em situação de Violência e vulnerabilidade social precisam deste serviço . Duque de Caxias lidera o ranking de violência na Baixada Fluminense e os serviços de apoio a mulher são escassos. Nos ajude a salvar o CDVida! Nos ajude a salvar a vida de mulheres em situação de violência!”

Doe na vakinha on- line: https://www.vakinha.com.br/2948664

Você também pode contribuir   por pix, transferência ou depósito: Banco Itaú Agência 0090C/C 03587-4 CNPJ: 28.756.146/0024-77 Pix: cdvida_defesavida@hotmail.com

Contatos: WhatsApp: (21)96626-0914

Instagram: @cdvida_defesadavida

Facebook : CDVIDA – Centro de Defesa da Vida

Site: cdvida.org.br

#euapoioocdvida

Entrevista com a coordenadora do CDvida:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.