Cineclube Imbariê Nos Trilhos exibe o documentário Nosso Sagrado
A próxima edição do Cineclube Imbariê Nos Trilhos vai trazer o incrível e necessário documentário Nosso Sagrado, produzido pela Quiprocó Filmes.
E no pós-sessão, vai ter o do já tradicional e quente bate-papo, dessa vez com dois dos diretores, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, e diversos líderes religiosos da área.
Rola até de aproveitar e ainda dar um confere no Slam Poético tocado pela galera do FAIM, Festival de Artes em Imbariê, que é logo depois.
Já ando chato de tanto falar isso, mas dos vários focos de guerrilha cultural do Rio hoje, a cena de Imbariê tem sido uma das mais especiais. Leva fé nessa parada.
Mais informações tem nessa página: https://facebook.com/events/297696940914052/
NOSSO SAGRADO
Dir. Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana.
[60 min. 2018. RJ.]
CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
SINOPSE
O documentário investiga a perseguição e o racismo religioso contra o Candomblé e a Umbanda, que foram criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas. Durante esse período mais de 200 objetos foram apreendidos pela polícia. As peças sagrados da Umbanda e Candomblé foram expostas como “Coleção Magia Negra” e ainda hoje encontram-se sob a posse do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. A partir da fala de religiosos, pesquisadores e militantes, buscamos entender a importância do acervo sagrado afro-brasileiro, a luta pela sua libertação e os efeitos do racismo religioso.
#culturanostrilhos #nossosagrado #libertenossosagrado
Programação:
14h00 – Café coletivo e troca de livros.
15h00 – Exibição dos Filmes.
16h00 – Roda de conversa.
18h00 – Encerramento.