Mapa Lixão de Gramacho

A Estação de Gramacho fica a 7,2km do Aterro de Jardim Gramacho (de carro)

Chega de mecânico de geladeira consertando avião!!!

Declaramos nesse momento nossa total solidariedade às vítimas de mais um desastre ambiental, não só de D de Caxias mas de toda a região Metropolitana.
Lamentável observar que boa parte dos desabamentos , alguns com mortes, poderiam ter sido seguramente evitados se houvessem de fato políticas públicas de prevenção relacionadas às questões ambientais, inclusive com a implantação sistemática de campanhas educacionais e de conscientização apontando para o perigo por exemplo do lixo jogado nos rios.
O desassoreamento dos rios Saracuruna, Iguaçu e Meriti se faz urgente, pois segundo ambientalistas são vergonhosamente os mais degradados do Estado.
Com a palavra o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, que substituiu a SERLA – Superintendência de Rios e Lagos, com o objetivo de dizer a que veio na limpeza e dragagem de rios, lagos e lagoas do Estado do Rio de Janeiro.
Mas infelizmente se um não fazia nada a atual autarquia vinculada à secretaria de Estado do Meio Ambiente, nada faz no sentido de prevenção. Existem por lá muita teoria e um atendimento burocrático que chega a ser politicamente desdenhoso ao cidadão comum. Triste e lamentável.
Esperamos que em 2021 nossas autoridades (Executivo e Legislativo) digam de fato a que vieram com olhares de transformação de uma realidade cruel que pede socorro urgente. Políticas públicas de prevenção de tragédias ambientais já!!!
Que em 2021 hajam mais vereadores e deputados com nomes e sobrenomes atuando com mais sensibilidade e senso humanista. Que tenham a ombridade de atuar com mais responsabilidade e comprometimento cultural e social, legislando e executando medidas cidadãs que façam a diferença na vida dessas milhares de famílias desprovidas de recursos e que por absoluta necessidade e desinformação constroem suas moradias de forma irregular e muitas das vezes sem o mínimo de respeito aos parâmetros básico do ordenamento urbano, tudo bem aos olhos das nossas autoridades que fingem não ver, porque deles extraem o voto. Isso precisa imediatamente acabar mas só com pessoas sérias e competentes em funções estratégicas de soluções e não de enrolações. Precisa-se pessoas semeadoras que queiram construir legados e referenciais para as futuras gerações. Precisa-se de especialistas certos para o lugar certo. Chega de mecânico de geladeira consertando avião!!!

Que em 2021 nossas autoridades saibam revelar gratidão aos eleitores retribuindo-lhes um pouco mais de atenção e respeito bem como um pouco mais de capacidade para saber ouvir o outro(a).
Nesse momento difícil de pandemia e de indignação com tragédias ambientais, nosso reconhecimento ao valoroso trabalho de médicos e bombeiros civis, entre outros abnegados profissionais que por amor à profissão arriscam suas próprias vidas para salvar pessoas que sequer nunca nem viram..
Salve 2021 – O ano da superação. Cremos, o melhor virá!!!

(J. Arimateia – 23.12.20)


J. Arimatéria Ferreira

Radialista/Jornalista, poeta popular e idealizador do Projeto Poesia & Ecologia

More Posts

Follow Me:
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.