Um festival de equívocos ou o velho problema das prioridades do investimento na área da Cultura

0

Fui surpreendido nesta quarta-feira, 06/08, pelo anúncio do Festival Estudantil da Música Brasileira, algo completamente desconhecido em todas as rodas onde os artistas e ativistas culturais da cidade andam.

Quem convive comigo sabe que consulto com regularidade o Portal da Transparência e fui lá tentar cavucar alguma informação que pudesse ter a ver com esse inesperado evento, cujo site é uma peça completamente alienígena à realidade da cidade.

Achei a informação no Portal de Convênios Siconv. Quando vi o valor total, a fonte dos recursos, o Plano de Trabaho e o valor da contrapartida da Prefeitura, chapei. E estou boladaço até agora.

Sem entrar no mérito da natureza de um festival de música, o que fica é um sentimento misto de pasmo, revolta e descrença dado o imenso descompasso entre o que se fala em público e o que se pratica nas internas.

O dinheiro é público, mas os interesses parecem bem particulares. E desrespeito é uma boa palavra para aplicar a esse caso.

 

Os fatos:

– Até segunda-feira, dia 04/08, NINGUÉM sabia de nenhum festival de música em Caxias. Nem no site da prefeitura, nem no meio musical da cidade, nem em lugar nenhum. Aliás, a Secretaria de Cultura não possui um mísero blog, um sitezinho basicão que seja – mas aí já é outro assunto.

– Na terça-feira, 05/08, a cidade fica sabendo do lançamento do Festival, que veio a ser no dia seguinte, quarta-feira, no Teatro Raul Cortez. NINGUÉM da área cultural estava sabendo disso. Na quinta-feira, ontem, as informações apareceram no site oficial da prefeitura. E só com fotos chapa branca sem plano geral porque não deve ter ido ninguém ao lançamento – pelo menos da área cultural atuante da cidade não.

– O Festival tem um custo de 519.000,00, com dinheiro da Funarte. A contrapartida da prefeitura (que sempre diz que não tem recursos…) é de 129.750,00.

– Do anúncio do festival à realização da final (!!!) é UM MÊS. Tá de sacanagem…

– Não há ninguém da cidade envolvido. Há o recorrente e nocivo uso dos “famosos”, “notáveis”, para tentar corroborar e dar legitimidade para o evento. Pelo site ficamos sabendo que o júri tem Ricardo Cravo Albim, Sandra de Sá, o “caveira” André Ramiro entre outros – ninguém da cidade. O link Depoimentos então… Putz, dá vergonha…

– O site do evento tem uma foto de teatro que nem é do Raul Cortez, o que seria o mínimo esperável.

– Por conta dos meus corres profissionais na área da cultura, lido regularmente com as escolas da cidade – e não vi NENHUM TRABALHO SENDO FEITO de divulgação e mobilização para esse festival. Que, se fosse sério, já estaria na rua há muito tempo, criando a onda necessária para quem um festival desses emplaque de verdade.

– Por fim: é uma ação antiga, equivocada, retrógrada, desconectada da dinâmica da cidade e, principalmente, não tem nada a ver com as diretrizes para a área da Cultura que o então candidato Alexandre Cardoso assinou no segundo turno da última eleição.

 

As perguntas:

– Porque ninguém sabia desse festival até cinco dias atrás?

– Como pode um festival dessa característica ser tocado dessa maneira à toque de caixa, com apenas um mês entre seu lançamento e sua finalização?

– Que produtora é essa? Como foi contratada? Qual o controle social disso?

– Porque ninguém da área musical da cidade foi consultado?

– O Conselho Municipal de Cultura sabia disso?

 

E a principal pergunta:

O QUE É PRIORIDADE PARA A ÁREA CULTURAL DA CIDADE?

.

Baixar o Projeto, a Ficha Técnica, Orçamento.

Link direto no Portal da Transparência: http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=794189&TipoConsulta=0&UF=rj&CodMunicipio=5833&Municipio=DUQUE%20DE%20CAXIAS&CodOrgao=&Orgao=&Pagina=&Periodo=

Número do Convênio SIAFI: 794189

.

festivalnoportaldatransparencia

.

“Conheça um pouco mais sobre o Festival Estudantil da Música Brasileira.
Um claro desrespeito ao segmento cultural de Duque de Caxias.
Leia mais em: http://lurdinha.org/site/?p=4847”

From Um pouco mais sobre o Festival Estudantil da Música Brasileira, posted by Lurdinha de Caxias on 8/08/2014 (21 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2



heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.