Se tem uma parada que é sensacional na região metropolitana do Rio é o movimento de pré-vestibulares comunitários que tá aí na ativa desde o início dos anos 1990.
Em um momento onde há um projeto às claras de destruir o processo de democratização do acesso às universidades, chega a ser emocionante se dar conta de que esse movimento só cresce e agrega, principalmente nas cidades da Baixada. Aqui tem uma pequena amostragem de uns núcleos aqui de Caxias. Tá procurando isso? Conhece alguém que esteja procurando? Manda essa informação aí pra galera! 🙂

Pré-Vestibular Popular +Nós
Esse movimento tem oito, OITO, núcleos pelo Rio e posso dizer sem erro que o núcleo Caxias é uma usina de empolgação pra quem anda borocoxô com essa merda toda no país.
Pra fazer parte, é preciso ir presencialmente à aula inaugural, que em Caxias é nessa quinta-feira, dia 14/01, no Colégio Pedro II, no Centenário.
Página: https://facebook.com/pvpmaisnos/

PVNC Núcleo Pastoral da Juventude (PJ)
O Pré-PJ é um dos mais antigos do movimento PVNC, Pré-Vestibular para Negros e Carentes, e é responsável pela inclusão de centenas e centenas de pessoas nas universidades do Rio, em um trabalho de formação de grande amplitude. O time de professores e coordenadores são altamente qualificados e bastante reconhecidos na região.
Funciona na Catedral de Santo Antônio, ali no centrão de Caxias.
Site com mais informações: pvncprepj.wixsite.com/pvnc-pj

Educafro Pré-Vestibular Comunitário – Núcleo Caxias
O Educafro é um projeto pioneiro nessa história toda aí e também já colocou muita gente pra estudar o nível superior.
Em Caxias funciona numa sala sobre o Restaurante Popular, na Rua Frei Fidelis s/n, ali ao lado do Shopping Center, no centro.
Inscrições pelo zape 98194-7589

Pré-Vestibular Comunitário Quilombo do Bomba
Tocado por uma galera apaixonada pelo que faz, ligada à APPH-Clio, a Associação de Professores e Pesquisadores em História da Baixada Fluminense.
A abertura das aulas será nesse sábado, dia 16/02 no Museu Vivo do São Bento, com uma programação bastante variada.
Informações pelo telefone: 2653-7681

Máximo respeito por esses iniciativas, que merecem ser divulgadas o mais que der.
Além de sentir que tem gente se movimentando mesmo nesse cenário pesado, me faz lembrar os sete anos em que fui voluntário de um dos primeiros núcleos do PVNC do Estado, o Pré-Afe, que depois virou Pré-Vestibular Popular Joel Rufino, menção a um dos grandes mestres do país, que nos deixou há quatro anos.

.

aula inaugural do Pré-Vestibular Popular +Nós, em Caxias


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube