Piquenique de trocas e conscientização ambiental em Caxias – edição de inverno

0

A Praça da Pedreira recebe no próximo domingo (05/07), às 10hs da manhã, a edição de inverno do PicNic de Trocas de Sementes e Mudas das Estações, no bairro 25 de Agosto. O encontro pretende celebrar a chegada das estações do ano e proporcionar a troca de sementes, mudas e livros. Nesta edição, a proposta é estimular também o desapego de qualquer utensílio que não tem mais utilidade para uns e que pode ser melhor aproveitado por outra pessoa.

O piquenique ecológico terá oficina de reciclagem de pneus e pets para cultivo, palestras sobre comunidades resilientes como laboratórios da sustentabilidade, consumo de kefir, hortas comunitárias, reflexão sobre o resgate de humano no urbano e uma roda de dança circular como atividade de integração.

Ao final do evento os participantes poderão colaborar com o plantio de novas mudas e manutenção dos canteiros da praça.  Para participar basta levar um prato ou bebida para o piquenique coletivo. Mesmo quem não tem sementes, mudas ou livros para trocar pode levar qualquer objeto que queira se desapegar.

A iniciativa faz parte da rede de ações do Instituto Árvores Vivas e possui representantes em mais de seis cidades do Brasil. Em Duque de Caxias o encontro ganhou o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da associação dos moradores do bairro 25 de agosto. “A proposta é disseminar conhecimentos sobre cultivo e sustentabilidade e aproximar as pessoas da natureza. O gesto de troca e o despertar do senso de colaboração entre as pessoas é um dos caminhos para a conscientização ambiental”, afirma Luciana Reigada Lopez, representante da inciativa em Duque de Caxias.

Mais informações na página do facebook “2º PicNic de Trocas de Sementes e Mudas das Estações – Inverno – Duque de Caxias

.
Serviço

Domingo, 05 de julho às 10h00

Endereço: Praça da Pedreira – Rua Mariz de Barros, s/ nº, Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias

Colaboração: Alimento e bebida para o piquenique

.
Programação
10:00 Café da manhã
10:30 Bate Papo: A alma da Cidade: o Resgate do Humano no Urbano com Helio Vanderlei, fundador da ONG Onda Verde
11:00 Bate Papo: Desmitificando o Kefir com Cissa Belém
11:30 Comunidades Resilientes: Laboratórios Vivos da Sustentabilidade com Thaís Corral, fundadora da comunidade de aprendizagem Sinal do Vale…
12:30 Hortas Comunitárias com Cristiano Yuji (Horta Comunitária do Cosme Velho) e Sandro Azevedo (Vista Alegre + Verde)
13:00 Oficina: Reciclagem de Pneus e Pets para Cultivo, com Maxwell Gama
13:30 Dança Circular com Ana Jesus, especialista em dança étnica e membro do Conselho Internacional de Dança da UNESCO
14:00 Plantio de ornamentais nos canteiros da praça e manutenção das árvores.

 

.

Um pouco de como foi a primeira edição, em março último.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.