Começa a terceira edição da Festa Literária de Duque de Caxias

0

A Festa Literária de Duque de Caxias entra em sua terceira edição apresentando-se como uma das maiores do Estado, integrando não somente a produção literária da cidade, mas de toda a Baixada Fluminense. Para um evento que começou agregado à Festa de Santo Antônio em sua primeira edição, a Festa Literária tem mesmo tudo para ser uma referência no segmento e muito mais do que um apêndice da festa principal da cidade.

Exposições, debates, palestras, mesas, saraus e lançamentos fazem parte da programação, que vem com bastante pressão.

Aproveito para destacar uns pontos específicos devido à relevância. Um deles é o fato do evento contar com escritores da cidade em massa. Com um histórico muito incômodo de importação de gente e desprestígio da prata da casa, esse fato tem que ser louvado sempre que possível. Gol de placa. Descubro na ficha técnica do evento que a Curadoria tem como articuladora a Hellenice Ferreira, que, além de ser uma pessoa incrível, é um dos maiores talentos literários hoje no Estado no segmento infanto-juvenil.

Outro ponto que destaco é a homenagem à memória de Luiz Gonzaga, com direito à exposição e show em tributo ao Velho Lua, cuja relação com Caxias é de uma riqueza que a cidade nunca conseguiu levar à altura. Escrevi sobre isso no ano do centenário de Gonzaga, quando Caxias passou silenciada quanto à efeméride.

No mais, recomendo muito a ida em todos os dias do evento; a propósito, estarei em vários momentos lá, incluindo o domingo, dia 14, onde vou bater um papo com quem pintar sobre meus livros e meus projetos novos na área literária.

Aproveito para deixar aqui meus parabéns a todo mundo envolvido na preparação e organização da Festa, em especial ao Antônio Carlos, guerreiro militante da causa do livro na cidade e que atualmente dirige a Biblioteca Municipal Leonel Brizola.

Toda a programação você pode consultar na página do facebook do evento (https://www.facebook.com/FestaLiterariadeCaxias) ou baixar aqui esse pdf com a programação detalhada, por dia, horário e espaço.

Festa Literária de Duque de Caxias


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.