Sim, o Sol do Sul está de volta à ativa com força total e vontade de fazer sacudir as cabeças na cena roqueira atual, dominada em sua maioria pelos penteados emo e por arranjos cada vez mais fru-fru.

A banda formada em meados dos 80 marcou época no circuito de rock alternativo do Rio, tocando um trabalho de músicas próprias com inconfundível molho hard rock e ritmin‘ blues.

Nos anos em que existiu o grupo conseguiu conquistar uma legião de fãs que compareciam aos shows e conheciam a maior parte do repertório. Até hoje, na galera rock mais antiga, o nome da banda ainda é lembrado como um dos melhores trabalhos surgidos naquele momento.

A atual formação é Renato Araújo, vocal e gaita; João Barbosa na guitarra; Beto na bateria e os irmãos Amorim, Marcelo e Denison, guitarra e baixo.

Estive com Renato e João recentemente e foi uma alegria imensa reencontrá-los com a mesma gana de 20 anos atrás. A química dos dois fundadores da banda ainda resiste, provada pelas novas músicas que surgiram recentemente, desde que resolveram retornar ao cenário. Mais maduros, mais objetivos, mas ainda com os mesmos tesão e irreverência, combustíveis vitais pra uma bom, velho e necessário rock’n roll.

No repertório atual, músicas que ficaram conhecidas da galera e coisa nova da melhor qualidade – algumas pedradas que devem acertar em cheio os ouvidos ávidos por um rock básico e visceral.

O Sol do Sul faz uma participação no evento Baixada é Arte, no Sesi Caxias, abrindo a noite rock no próximo dia 29 de abril, às 19h. Em breve, a banda começa a divulgar os próximos shows e as gravações dessa nova e promissora fase.

Particularmente, a notícia é um prozac na veia pra mim que sou um dos fundadores da banda (!). Na época, o fato de ser o mais novo da galera e de não saber tocar me fizeram não seguir como componente hehehe. Mas, além de acompanhar a banda nos shows pelo Rio a fora (e alguns estados) fiz os primeiros releases e as primeiras artes do trabalho de divulgação, naqueles anos onde, parece inimaginável hoje, não existia internet, nem mesmo um 386 que fosse. 🙂

***

Aqui um trecho do ensaio, tocando Radio Old Song, música nova, novinha. Aguardem pra breve mais notícias e mais imagens.

Yeah!

 


 

Marcelo Amorim - guitarra virtuose do Sol do Sul
Marcelo Amorim - guitarra virtuose do Sol do Sul - ensaio

heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube