O Instituto Trata Brasil divulgou esse mês o “Ranking do Saneamento 2014”, baseado nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto das 100 maiores cidades do Brasil. Os dados são do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS, 2012).

Entre os vinte piores municípios classificados do país, cinco fazem parte da região metropolitana do Rio de Janeiro – Belford Roxo, São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu.

O estudo aponta ainda que, caso mantida a evolução média em coleta/ tratamento da série 2008 a 2012, os cinco municípios não conseguirão, em vinte anos, atingir as metas de universalização estabelecidas pelo Governo Federal através do Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB (alcance de 92% de coleta de esgotos e 86% de tratamento).

São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu estão entre as cidades que menos investiram na expansão e modernização dos serviços de saneamento no último ano (menos de 2% do que foi arrecadado na cobrança dos serviços).

Leia o relatório completo: http://bit.ly/1vSrzd7

 

ranking do saneamento


heraldo hb

. Animador cultural, escritor e produtor audiovisual nascido no século XX. .

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookFlickrYouTube